Pele

Como cuidar do ressecamento da pele no outono? Especialista dá dicas

Com o clima mais seco no outono, a pele pode perder sua umidade natural, levando ao ressecamento.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 02/05/2024 às 13:53 | Atualizado em 02/05/2024 às 14:03

Com a chegada do outono, quando as temperaturas começam a cair e a umidade do ar diminui, é importante prestar cuidados especiais à pele para mantê-la limpa e saudável durante esta estação, pois ela tende a ficar mais suscetível ao ressecamento.

Alerta para pessoas com alergias na pele

A Dra. Paula Colpas, dermatologista e consultora da TheraSkin, explica que essa mudança ocorre devido à redução da produção natural de óleo pela pele durante o verão, quando as temperaturas são mais altas e o clima mais úmido.

Com o clima mais seco no outono, a pele pode perder sua umidade natural, levando ao ressecamento.

Ela alerta também para as pessoas com alergias na pele, destacando que o clima seco pode agravar os sintomas, como irritação, vermelhidão e coceira, podendo necessitar de cuidados médicos adicionais.

Hábitos que contribuem para o ressecamento da pele

Além disso, a Dra. Colpas ressalta que certos hábitos comuns durante o clima frio, como banhos quentes e excesso de limpeza na rotina de skincare, podem contribuir para o ressecamento da pele.

Cuidados para evitar o ressecamento

Quanto aos cuidados, a hidratação é fundamental, seja através da ingestão de água ou do uso de cremes hidratantes adequados para cada tipo de pele.

Ela recomenda aplicar hidratante duas vezes ao dia, tanto no rosto quanto no corpo, especialmente nos dias mais frios.

É importante também evitar a limpeza excessiva da pele, realizando-a no máximo uma vez ao dia e sempre aplicando hidratante em seguida, para evitar o ressecamento. Banhos mornos e mais curtos também são recomendados para evitar danos à barreira cutânea.

Inclusão da vitamina C na rotina de skincare

Para melhorar o viço da pele durante o clima seco, a Dra. Colpas sugere incluir o uso de vitamina C na rotina de skincare, devido aos seus benefícios antioxidantes e estimulantes de colágeno.

Mas, ela destaca a importância de consultar um dermatologista para adequar a concentração do produto à necessidade de cada pele.

Confira também: Cabelo Caindo? Saiba Que Pode Ser Por Isso A Queda De Cabelo

Tags

Autor