POLÍTICA

Avião destinado ao resgate de brasileiros parte para o Egito com suprimentos humanitários

Os brasileiros a serem repatriados aguardam na Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 18/10/2023 às 9:35
X

Uma aeronave brasileira, que estava em Roma, Itália, decolou com o propósito de repatriar cidadãos brasileiros e fornecer ajuda humanitária em direção a Al-Arish, no Egito, situada a pouca distância da Faixa de Gaza.

O carregamento tem um total de 40 purificadores de água, bem como kits de medicamentos e suprimentos de saúde destinados à assistência humanitária. Cada um dos purificadores tem a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia.

O Major Junqueira, da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo voo, enfatizou: "Estamos transportando suprimentos médicos e purificadores de água para ajudar aqueles que mais necessitam, ao mesmo tempo em que temos a missão de repatriar os brasileiros e reunir suas famílias. Estamos comprometidos em agir onde o Brasil necessitar."

Cada kit humanitário é composto por 48 itens, totalizando 267 quilos de materiais. A solicitação de assistência humanitária foi encaminhada à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) na quinta-feira, 12 de outubro.

No Cairo à espera de brasileiros

Após essa etapa, a aeronave prosseguirá em direção ao Cairo, onde aguardará a autorização para repatriar o grupo de brasileiros que se encontra na Faixa de Gaza.

A repatriação desses brasileiros será realizada por meio da aeronave da Presidência da República, o avião VC-2, que possui capacidade para até 40 passageiros.

Os cidadãos brasileiros estão atualmente nas cidades de Rafah e Khan Yunis, situadas na Faixa de Gaza. A maioria dos indivíduos a serem repatriados são mulheres e crianças, enquanto seis são homens.

LULA diz que 'é urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas'

Tags

Autor