desinformação

Alexandre Garcia é investigado pela AGU após fala sobre CICLONE no RS; entenda

Alexandre Garcia é investigado por desinformação pela AGU após atribuir ao PT culpa pelas tragédias do ciclone no Rio Grande do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 11/09/2023 às 11:19
X

Neste domingo (10), a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a investigação do jornalista Alexandre Garcia para Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia. O motivo foi uma fala do ex-comunicador da Globo sobre a situação do ciclone no Rio Grande do Sul

Após vincular o PT com tragédia no RS, AGU pede investigação de Alexandre Garcia

O motivo do pedido de investigação de Alexandre Garcia, atualmente jornalista da revista Oeste, foi uma declaração do comunicador em que Garcia culpava o governo Lula (PT) pela tragédia que matou mais de 40 pessoas no Sul.

A declaração atribuía a tragédia às construções petistas que, segundo Alexandre Garcia, não seguiam medições ambientais e que fizeram toda a água ser jogada de repente no território.

Sobre a fala com nenhuma comprovação, o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, indicou que a declaração promovia uma "campanha de desinformação" e que é "inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas". 

A atribuição de um desastre natural aos governos do PT viralizou nas redes sociais entre apoiadores de Bolsonaro (PL) e gerou revolta entre aliados do presidente Lula e figuras da comunidade científica. Alexandre Garcia já se envolveu em diversas polêmicas, como ser demitido da CNN por defender o tratamento precoce contra covid-19.

Passagem de ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deixa mortos

Tags

Autor