As provas do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas entre os dias 5 e 12 de novembro deste ano.
Por isso, candidatos que desejam realizar a prova precisam ficar atentos para não perder o período de inscrição do Enem, que vai de 5 à 16 de junho.
A inscrição no exame é feita pela internet, por meio da pagina do participante no portal do Inep. Nesta matéria veja como realizar a inscrição Enem e o cronograma completo das avaliações.
Os estudantes devem realizar suas inscrições para o ENEM 2023 entre os dias 5 e 16 de junho.
Para efetuar a inscrição no exame, o candidato precisa responder um questionário com informações pessoais na página do participante e realizar o pagamento da taxa de inscrição, caso necessário.
A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.
A contribuição paga é destinada a cobertura de gastos que envolvem o Enem, como elaboração da prova, impressão, distribuição e correção da avaliação.
Os estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa liberado podem fazer a inscrição do Enem sem a necessidade de pagar a taxa.
O período de solicitação da isenção aconteceu em abril e os resultados de quem foi aprovado já estão disponíveis. Quem não foi aprovado ou não fez a solicitação, terá que pagar a taxa de inscrição obrigatoriamente.
Para ser aprovado na isenção da taxa do Enem 2023, o candidato precisaria estar em uma das seguintes condições:
Os candidatos que aplicaram para a isenção da taxa devem checar o resultado de seus pedidos na Página do Participante, ao realizar o login e inserir as credenciais cadastradas.
Os candidatos que tiveram a solicitação negada ainda receberam a possibilidade de uma reavaliação dos dados. No entanto, o prazo para esse recurso foi até 12 de maio.