CORONAVÍRUS

NOVA ONDA DE COVID: Variante da Ômicron pode causar mais de 65 MILHÕES de casos por semana e reacende alerta em nova onda de Covid na China

Nova onda de Covid na China é causada por variante da Ômicron e especialistas estimam 65 milhões de casos por semana.

Thiago Freire
Thiago Freire
Publicado em 26/05/2023 às 10:37 | Atualizado em 26/05/2023 às 10:45
Noticia
Yuxuan ZHANG / AFP / AFPTV
Nova onda de Covid na China reacende alerta para o Coronavírus. FOTO: Yuxuan ZHANG / AFP / AFPTV

Uma nova onda de Covid na China está em em curso e reacende alerta mundial para o coronavírus. Especialistas alertam que mais de 65 milhões de casos de Covid-19 por semana podem atingir o país nessa nova onda.

A responsável pela nova de Covid na China é a variante da Ômicron conhecida como XBB, que surgiu em 2022.

NOVA ONDA DE COVID NA CHINA

A nova onda de Covid na China começa cerca de seis meses após o país encerrar sua política de tolerância zero para a Covid-19.

A política de combate a Covid na China era feita com quarentenas rígidas e testagem em massa da população, entre outras estratégias.

Essa nova onda de Covid na China começou a surgir em abril, quando a Covid-19 ultrapassou os casos de de gripe comum no país.

De acordo com epidemiologista chinês Zhong Nanshan, a nova onda de Covid na China deve atingir o pico de casos no final de junho.

VARIANTE DA NOVA ONDA DE COVID NA CHINA

A nova onda de Covid na China está sendo causada por uma variante da Ômicron chamada de XBB, que começou a circular no Reino Unido em setembro de 2022.

A variante XBB do Coronavírus também apresenta outras subvariantes, como a XBB.1.5 e a XBB.1.16.

Os sintomas da variantes XBB na nova onda de Covid na China são semelhantes aos das cepas anteriores do vírus, que são minimizados pela atuação das vacinas.

 

Veja também:

Confira os principais sintomas de câncer de tireoide

Campanha de vacina contra Covid-19

 

O QUE SERÁ FEITO PARA CONTER A NOVA ONDE DE COVID NA CHINA?

Segundo Nanshan, que é conselheiro do governo Chinês desde o início da pandemia de Covid na China, o país vai usar uma estratégia focada em prevenir doenças graves, diferente da política anterior, que era focada em prevenir as infecções.

A postura mais moderada no combate à nova onda de Covid na China é uma tentativa de não frear o reaquecimento da economia do país, tendo em vista os sintomas mais leves da doença após a vacinação

 

NOVA ONDA DE COVID NO BRASIL?

O Brasil já tem casos das subvariantes do coronavírus XBB.1.5 e a XBB.1.16, que começaram a ser registrados em janeiro.

No entanto, até o momento, não há alerta de nenhuma possível situação emergencial por parte das autoridades do país. Logo, não se fala de nova onda de Covid no Brasil no momento.

Vale lembrar que campanhas de vacinação contra a Covid-19 estão em curso em todo o país.

 

 

Comentários