
O Dia Internacional da Tireoide, dia 25 maio, foi instituído pela Federação Internacional da Tireoide em 2008, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas na tireoide.
A tireoide é uma glândula muito importante para o corpo humano, pois produz hormônios que atuam para o bom funcionamento de órgãos como o cérebro e o coração, dentre outros.
Quando há problemas na tireoide, ela pode produzir esses hormônios de forma desregulada, criando distúrbios chamados de hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Veja a seguir o que são hipertireoidismo e hipotireoidismo e 5 sintomas de problemas na tireoide.
- O que é tiroide? Tireoide é grave?
- Hipertireoidismo e hipotireoidismo da tireoide tem cura?
- 5 sintomas de problemas na tireoide
- Tireoide como tratar?
O QUE É TIREOIDE? TIREOIDE É GRAVE?
A tireoide não é uma doença, mas sim uma parte do corpo onde podem ocorrer distúrbios que afetam todo o organismo.
Ela é uma glândula em forma de borboleta que se encontra no pescoço, abaixo da região popularmente conhecida como "pomo de adão" ou "gogó".
A tireoide é muito importante porque produz os hormônios tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3), que atuam para preservar o equilíbrio do corpo humano.
Os hormônios da tireoide são essenciais para o bom funcionamento dos rins, do coração, cérebro, fígado e outros órgãos.
Entre as funções dos hormônios da tireoide, estão atuações no metabolismo, controle do peso corporal e no crescimento de crianças e adolescentes.
A glândula tireoide fica localizada no pescoço.
HIPERTIREOIDISMO E HIPOTEREOIDISMO DA TIREOIDE TEM CURA?
A tireoide alterada gera como principais problemas o hipertireoidismo e hipotireoidismo, que são causados por desregulação na produção dos hormônios da tireoide.
Quando a tireoide tem queda na produção dos hormônios T3 e T4, ocorre o hipotireoidismo. Quando ocorre o contrário, ou seja, a tireoide produz muito T3 e T4, ocorre o hipertireoidismo.
Ambos os distúrbios podem causar tireoide alta, ou seja, tireoide alterada com tamanho maior.
O hipotireoidismo pode causar aumento de peso e sintomas depressivos, enquanto o hipertireoidismo pode causar emagrecimento repentino e nervosismo excessivo.
E esses problemas da tireoide tem cura? A resposta depende da causa. Se for causado pela Doença de Graves, por exemplo, o hipertireoidismo não tem cura, mas tem tratamento.
Outros problemas na tiroide podem ser câncer de tireoide, bócio, hipertireoidismo congênito, tireoidites entre outros.
5 SINTOMAS DE PROBLEMAS NA TIREOIDE
1. Pescoço inchado
Popularmente chamado de "papada", o inchaço do pescoço é sinal de problema na tireoide, causado pela desregulação de produção dos hormônios da tireoide.
2. Alteração de peso
Perda ou ganho de peso repentinos e sem motivo também é sinal de problemas na tireoide, como o hipertireoidismo e hipotireoidismo.
3. Cansaço extremo
Outro sintoma de problema na tireoide é a fadiga, causada pelo hipotireoidismo, que causa falta de energia para realizar as atividades cotidianas.
4. Palpitações
Problemas na tireoide também geram coração acelerado, mesmo em repouso. Isso ocorre porque a produção excessiva de hormônios da tireoide aumentam o metabolismo do organismo.
5. Falta de concentração
Perda de memória e falta de concentração são outros sintomas de problemas na tireoide, porque o indivíduo pode ficar muito agitado e nervoso.
TIREOIDE COMO TRATAR?
O tratamento de problemas na tireoide deve ser feito assim que o diagnóstico for feito por um profissional da medicina. Por isso, em caso de suspeitas, procure atendimento médico.
Para saber como tratar a tireoide é preciso saber primeiro as causas do problema na tireoide.
O tratamento para o hipotireoidismo, por exemplo, pode ser feito com reposição hormonal. Embora possa ser necessário fazer o tratamento pelo resto da vida, os resultados costumam ser bons.
Para tratar a tireoide em casos de hipertireoidismo, pode-se usar iodo radioativo e medicamentos prescritos por especialistas médicos.
Comentários