O chá de folha de goiaba é rico em antioxidantes, agentes antibacterianos, anti-inflamatórios e taninos, o que a torna uma fonte de propriedades medicinais naturais que ajudam no bom funcionamento do organismo.
Muitas pessoas já conhecem os benefícios da fruta goiaba para a saúde, uma vez que é uma fruta comum no Brasil e muito rica em nutrientes como vitamina C, fibra e antioxidantes, além de ter baixo teor de gordura e calorias.
A goiaba é uma fruta deliciosa e versátil, que pode ser consumida fresca, em forma de suco, ou adicionada em diversas receitas, principalmente em doces. Mas você sabia que também é possível fazer um chá de goiaba?
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE FOLHA DE GOIABA
O chá de folha de goiaba tem diversos benefícios para a saúde, entre eles:
Regulação da glicose alta: o chá impede que amidos complexos sejam convertidos em açúcar, o que ajuda a evitar o excesso de glicose no sangue e contribui para a perda de peso.
Prevenção e combate ao diabetes: o chá combate e previne a diabetes, síndrome na qual a produção e a atuação da insulina são afetadas.
Redução do colesterol ruim: o consumo do chá pode reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, sem diminuir as taxas do colesterol bom.
Eliminação de infecções: as folhas de goiabeira são ótimas para tratar diarreias e infecções estomacais, graças aos compostos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Auxílio na digestão: um dos principais benefícios do chá de folha de goiaba é ajudar diretamente no processo de digestão, garantindo um bom funcionamento do aparato gastrointestinal.
Melhora de doenças respiratórias: o chá é eficaz no tratamento de bronquite e outras doenças respiratórias, já que ajuda a "abrir" os pulmões, soltando o muco e aliviando a tosse.
Alívio de dores: o chá de folha de goiaba pode ajudar a tratar dores como cólicas menstruais, dor de dente, dor de garganta e gengivite.
Combate a alergias: as folhas de goiabeira impedem a liberação de histamina pelo corpo, o que pode bloquear todas as reações alérgicas.
Tratamento de feridas e combate a bactérias: as folhas da planta têm propriedades curativas que podem tratar ferimentos como cortes e infecções, graças aos agentes antibacterianos.
Fortalecimento de pele e cabelo: o chá de goiaba ajuda a melhorar a acne e previne o envelhecimento precoce. Além disso, pode deixar os fios do cabelo mais saudáveis e fortalecidos.
COMO PREPARAR O CHÁ DE GOIABA
Para preparar o chá de folha de goiaba, é ideal usar a planta fresca, evitar adoçar a bebida e bebê-la ainda quente ou morna.
Para um tratamento ainda mais eficaz, é recomendado beber o chá entre as refeições durante três meses.
O preparo é simples: aqueça duas xícaras de água até formar as primeiras bolhas, acrescente uma colher de sopa com folhas de goiaba, espere 30 segundos, apague o fogo e tampe o recipiente. Deixe em infusão por 15 minutos e coe antes de beber.
CONTRAINDICAÇÃO CHÁ DE GOIABA
Embora o chá de folha de goiaba tenha muitos benefícios, ele pode não ser adequado para todos. Algumas das contraindicações do chá de folha de goiaba incluem:
- Gravidez: as mulheres grávidas devem evitar consumir grandes quantidades de chá de folha de goiaba, pois pode afetar o sistema reprodutivo e o feto.
- Lactação: Mulheres lactantes também devem evitar consumir grandes quantidades de chá de folha de goiaba, pois pode afetar a produção de leite materno.
- Hipotensão: o chá de folha de goiaba pode baixar a pressão arterial, portanto, pessoas com hipotensão devem consumi-lo com moderação.
- Interações medicamentosas: pessoas que tomam medicamentos prescritos devem consultar um médico antes de consumir o chá de folha de goiaba, pois ele pode interagir com certos medicamentos.
- Alergias: pessoas com alergia à goiaba ou outras frutas da família Myrtaceae devem evitar o consumo de chá de folha de goiaba.
Em caso de dúvida, é sempre recomendável consultar um médico antes de adicionar o chá de folha de goiaba à sua dieta ou rotina de tratamento.
Veja também: chás e sucos para reduzir o colesterol alto
Esta matéria sobre chá de goiaba tem fins educativos e não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde.