Diante dos recentes casos de violência em escolas brasileiras, autoridades em educação e segurança têm anunciado e proposto ações preventivas para evitar possíveis ataques.
As medidas surgem em meio à justificada preocupação de pais, professores e até crianças por causa do compartilhamento de milhares de mensagens, fotos, vídeos e áudios falando de supostas ameaças de ataques a escolas que poderiam acontecer nesta quinta-feira (20).
Esses conteúdos levaram à deflagração de uma operação contra violência em escolas nesta quarta-feira (19) em cinco estados brasileiros.
Ao todo, a polícia cumpriu 10 mandados de internação provisória e 13 de busca e apreensão domiciliar contra menores envolvidos em planejamentos de ataques a escolas brasileiras.
Diante de toda esta situação, muitos brasileiros estão com dúvidas sobre o funcionamento das escolas no dia 20 de abril.
Isso porque não há nenhuma diretriz nacional vinda do Ministério da Educação acerca da realização de aulas no dia 20 de abril de 2023.
Por outro lado, a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) emitiu uma nota na qual reitera a que o ambiente escolar é um lugar seguro e que, neste momento, é importante manter a tranquilidade e a confiança para preservar as atividades escolares.
"Por esta razão, a Federação orienta as escolas particulares no sentido da manutenção do calendário letivo previsto para esta semana", diz a nota.
Mesmo assim, alguns estabelecimetos de ensino, por exemplo, suspenderam as aulas nesta data, devendo retomar as atividades apenas na segunda-feira (24).
Na justificativa para a medida, as instituições têm dizendo que, mesmo com o esforço das autoridades, muitas pessoas ainda estão receoasas de enviar seus filhos às escolas nesta quinta-feira.
Veja abaixo o que cada estado definiu sobre a realização de aulas amanhã, dia 20 de abril, nas escolas estaduais:
A matéria será atualizada à medida que mais estados se pronunciem sobre o assunto.