Na manhã da última quinta-feira (23), os funcionários do Metrô de São Paulo anunciaram uma greve, paralisando as operações de transporte na região. Ainda no contexto, por volta das 17h de ontem, três linhas tiveram suas atividades retomadas. Porém, ainda houve deliberação para definir os rumos da greve.
Abaixo, veja as últimas notícias sobre a greve no metrô de São Paulo e saiba se o transporte está funcionando nesta sexta-feira (24).
METRÔ DE SÃO PAULO ESTÁ FUNCIONANDO HOJE, SEXTA-FEIRA, 24/03?
Ainda ontem, três das quatro linhas que estavam travadas - linha Azul, Verde e Vermelha - voltaram a funcionar parcialmente por volta das 17h, liberando o transporte de passageiros em alguns pontos.
Isso aconteceu após uma determinação da empresa privada em reunião entre a Justiça do Trabalho e o Sindicato dos Metroviários. O funcionamento parcial destas três linhas do metrô SP seria mantido somente até às 20h, com a greve retomando em seguida.
Em seguida, a categoria dos metroviários decidiu que daria até às 23h da quinta-feira para Metrô aceitar a proposta do MPT apresentada em reunião no Tribunal Regional do Trabalho. Como não houve resposta após deliberação entre as partes, o Sindicato decidiu manter a greve durante esta sexta-feira.
NOTA DOS METROVIÁRIOS
Metrô e o Governo do Estado NÃO SE POSICIONAM sobre a proposta do MPT (Ministério Público do Trabalho)
— Metroviários(as) de SP (@Metroviarios_SP) March 24, 2023
GREVE CONTINUA! pic.twitter.com/GKTrBbJ5vP
COMO ESTÁ GREVE DO METRÔ DE SÃO PAULO?
Em nota divulgada no site do Metrô de São Paulo, a empresa comunicou sobre o funcionamento do transporte hoje.
"A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) seguirá com plano de contingência para garantir o atendimento aos passageiros nesta sexta, 24, após o Sindicato dos Metroviários votar por dar sequência à paralisação da operação. A votação aconteceu em nova assembleia, realizada na noite de hoje (23) e anunciada por volta das 21h40.
O Metrô obteve na Justiça uma liminar que determina o funcionamento de 80% do serviço do metrô nos horários de pico (entre 6h e 10h e entre 16h e 20h) e 60% nos demais horários durante todo o período de paralisação, o que não foi respeitado. A Companhia reforça que segue aberta ao diálogo para negociação, assim que a categoria retomar às atividades."
Ainda no site da companhia é possível acompanhar em tempo real a situação da greve. Às 5h51 desta sexta-feira (24), as linhas Azul, Verde, Vermelha e Prata estavam paralisadas. Enquanto isso, as linhas Amarela e Lilás seguem em funcionamento.
.