Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seA Mesa Nacional de Negociação Permanente entre as servidoras e servidores federais e o Governo Federal foi reinstalada na primeira semana de fevereiro, fazendo aumentar as chances de aumento dos salários dos funcionários públicos.
O reajuste dos servidores federais que trabalham em órgãos do governo federal é esperada com grande expectativa pela categoria.
Isso porque, servidores dos outros Poderes tiveram reajuste recebeu aval no final de 2022, exceto o Poder Executivo.
Desta maneira, o governo Lula ainda não definiu qual será o percentual do reajuste dos servidores, mas já tem previsão para anunciar.
Diante desta situação, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que é responsável pelas negociações com as categorias, defendeu urgência na definição e deu uma previsão para anunciar o reajuste dos servidores federais.
"A gente vai fazer isso bem rápido porque a gente acha que é uma injustiça com os trabalhadores do Executivo federal. A gente pretende anunciar ainda este mês, se possível, se tiver acordo com eles, o reajuste", afirmou a ministra.
A declaração da ministra foi dada na última terça-feira, dia 7 de fevereiro de 2023.
O montante de verbas previstas para o reajuste dos servidores federais no Orçamento de 2023 é de R$ 11,6 bilhões.
Este valor foi proposto pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto de 2022 e aprovado pelo Congresso Nacional.
Segundo o portal UOL, a minsitra, contudo, não detalhou o percentual do aumento ou se o benefício será concedido de maneira linear a todos os servidores.