Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seVoltou a circular nas redes sociais a informação falsa de que o governo Lula (PT) irá propor o fim da Polícia Militar (PM) no Brasil.
Um vídeo com um trecho de uma declaração do hoje ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino (PSB) sobre a possibilidade de extinção da PM viralizou nas redes sociais.
Segundo o conteúdo descontextualizado, Dino teria afirmado que o presidente Lula deve acabar com a corporação.
No entanto, a informação é falsa. O vídeo de Dino foi manipulado para excluir o trecho da fala em que negava os boatos sobre o fim da PM, segundo o portal UOL.
A declaração de Flávio Dino aconteceu durante uma entrevista coletiva em 23 de novembro de 2022, quando o ex-governador do Maranhão ainda era coordenador do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública da equipe de transição do governo Lula.
Naquele momento, Dino contou detalhes da reunião que teve com comandantes da Polícia Militar e afirmou ter negado que o presidente Lula pretendesse acabar com a PM.
"Creio que nós demos hoje um passo muito importante que foi a reunião com os comandantes, porque serviu inclusive para desfazer certas visões pré-concebidas, por exemplo, 'o presidente Lula vai propor a extinção da Polícia Militar?'. Claro que não, mas havia essa dúvida e ela surgiu na reunião, então nós fizemos um acertamento, eu diria, uma distinção, uma separação do que é trigo do que é joio no que se refere a verdade e mentira".