A blindagem de carros e a transferência de veículos blindados estão suspensas em todo o Brasil graças a uma medida adotada pelo presidente Lula (PT), que revogou um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilitava a blindagem de carros.
O decreto 10.030, de 30 de setembro de 2019, que falava da blindagem de veículos era o mesmo que facilitava o acesso a armamentos.
A medida foi revogada por Lula no primeiro dia de seu governo, logo após a sua posse, em 1º de janeiro de 2023.
Desta maneira, volta a valer a obrigatoriedade do certificado de registro para proprietários de veículos blindados. Além disso, volta a ser obrigação do Exército controlar a blindagem no Brasil.
LULA CARRO BLINDADO
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira da Blindagem (Abrablin), Marcelo Silva, o decreto foi mal escrito.
Para elem quem está perdendo com a medida são os cidadão brasileiros, que não pode, ao menos por enquanto, investir em uma segurança adicional, segundo informações do site Bahia Notícias.
“Ficamos no mesmo pacote das armas e pegamos a rebarba. A gente tem que trabalhar. Eles já entenderam que estão errados e que cometeram um erro. Mas essa correção é que demora. Mas tem que ser resolvido o mais rápido possível”, disse Silva.
A Associação, por meio de nota, informou que: “O que estamos pleiteando é celeridade na análise para não causar prejuízos ao setor bem como às pessoas que buscam por esta proteção, possam usufruir desta segurança”.