Dores na nuca são sempre chatas e comuns. Mas, quando persistem, devem ligar um alerta de que algo não está indo bem na sua saúde. Esse incômodo na parte de trás da cabeça deve ser vista com atenção, mas nem sempre é causada por um problema sério.
De acordo com os médicos, são várias as causas para uma dor atrás da cabeça e elas não devem ser alvo de preocupação se acontecerem em raros episódios, como depois de um dia estressante.
Nesses casos, uma boa noite de sono ou, no máximo, um remédio simples para dor de cabeça podem ajudar a amenizar o incômodo.
Lembrando que medicamentos devem ser tomados sobre supervisão e orientação médica. Desta forma, na consulta com o seu médico, pergunte qual medicamento é o mais indicado para o seu corpo em um dia de dor de cabeça.
Mas, quando a dor se repete com frequência, é importante buscar acompanhamento médico. A dor atrás da cabeça pode ser sintoma de postura inadequada e um ortopedista ou fisioterapeuta podem dar orientações de como melhorar a forma de posicionar a coluna.
Hipertensão ou doença neurológica
Observar a frequência e intensidade da dor atrás da cabeça também é importante. Quando a dor não passa e se repete com frequência, é hora de procurar um médico. Uma das causas para a dor atrás da cabeça é a hipertensão (pressão alta).
Enxaqueca e doenças neurológicas também podem ser a causa, em casos mais extremos, das dores na nuca. Nesses casos, no entanto, as dores atrás da cabeça costumam vir acompanhadas de outros sintomas como febre e vômito.