O piso salarial da enfermagem vem encarando percalços para ser aplicado. Apesar da legislação já se encontra aprovada, o piso permanece suspenso, devido a uma medida do STF.
Com isso, entidades e sindicalistas pressionam os órgaões públicos para o piso salarial da enfermagem finalmente ser implementado. Uma das medidas conquistas da categoria são os relatórios sobre a aplicação do piso, entregues nesta sexta-feira (27).
O documento deverá apresentar a construção da medida provisória que implementará o piso salarial da enfermagem, assim a MP pode ser encaminhada para novas análises. Veja mais a seguir:
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: Com prazo encerrado, coordenadora de entidade faz apelo a ministérios pela medida provisória
Com o fim do prazo para a entrega do relatório do grupo interministral, o Fórum Nacional da Enfermagem fará uma nova reunião com o Ministério da Saúde na próxima segunda-feira (30). A reunião tem o objetivo de analisar as propostas do piso salarial enfermagem.
Com isso, a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, explicou os próximos passos da medida do piso salarial da enfermagem e fez um apelo para a categoria
"Logo após essa construção da minuta provisória, ela encaminhará para a Casa Civil e aí é dever da enfermagem. Vamos juntos cobrar e fazer uma grande mobilização e cobrança virtual", afirmou Líbia Bellusci.
Líbia ainda disse que o foco para garantir a implementação acelerada do piso salarial da enfermagem é cobrar ações dos seguintes ministros:
- Ministro da Casa Civil, Rui Costa
- Ministro das Relações Internacionais, Alexandre Padilha
- Ministra da Gestão, Ester Dweck
- Ministro da Economia, Fernando Haddad