Na última quinta-feira (19), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniu com o Forúm Nacional da enfermagem.
O debate entre a chefe da pasta e a entidade estabeleceu alguns prazos referentes a implementação do piso salarial enfermagem.
O intiuito da reunião foi discutir a implementação do piso salarial da enfermagem, exigindo uma solução rápida acerca do pagamento para a categoria. Outras pautas da saúde pública também foram discutidas.
PISO ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Ministra da saúde estabelece prazo para relatórios de subsídios sobre o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
A ministra da saúde, Nísia Trindade, divulgou a portaria a criação de um Grupo de Trabalho para analisar o processo de impelmentação do piso salarial. Segundo a chefe da pasta, o grupo já está em vigor desde o dia 17 de janeiro.
Os líderes do Grupo deverão ouvir o Fórum Nacional da Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A ministra também estabeleceu um prazo de 10 dias para que um relatório com subsídios, relacionados a aplicação do piso, seja entregue ao ministério.
Segundo com o Fórum da Enfermagem, a expectativa é que a medida provisória seja editada em fevereiro. A entidade também revelou que no próximo dia 30 haverá uma nova reunião com o Ministério da Saúde.
A ministra, que assumiu compromisso com a enfermagem, afirmou que pretende lutar para resolver os impasses relacionados ao piso da categoria.
"A reunião foi muito produtiva e saímos com grandes expetativas de que o governo federal solicione o pagamento do piso em fevereiro. Estaremos dialogando e cobrando diariamente. A Enfermagem terá a sua valorização merecida", disse Líbia Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ministra da saúde promove encontro com governadores para debater piso.
Após estabelecer grupos interministrais, o ministério da saúde deu o prazo de 10 dias para debater e estudar a implementação do piso. O prazo se encerra nesta sexta-feira (27), sendo entregues os relatórios à pasta.
Os relatórios serão de suma importância para o ministério da saúde, pois irão auxiliar na elaboração da possível MP (medida provisória) que aplicará o piso da categoria.
Segundo Daniel Menezes, integrante do Conselho federal de enfermagem (COFEN), a categoria exigiu que o piso fosse implentado de forma ágil, sendo uma MP a maneira mais rápida do novo piso salarial da enfermagem entrar em vigor.
Além do piso, a ministra Nísia Trindade também deve debater outroos assuntos ligados a área nesta sexta-feira (27).