trabalhador

MINISTRO DO TRABALHO, LUIZ MARINHO, cria GRUPO DE TRABALHO PARA REGULAMENTAR TRABALHADORES POR APLICATIVOS

Ministro afirmou que a jornada de trabalhadores de aplicativos beira à escravidão

Bianca Tavares
Bianca Tavares
Publicado em 18/01/2023 às 16:06 | Atualizado em 18/01/2023 às 16:28
Noticia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro do Trabalho de Lula, Luiz Marinho, falou sobre o novo valor do salário mínimo para 2023. FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta (18), o presidente Lula e o ministro do trabalho Luiz Marinho, se reuniram com representantes de sindicais para propor mudanças na legislação trabalhista.

O ministro anunciou a criação de três Grupos de Trabalho, para regulamentar os trabalhadores de aplicativos, negociação coletiva e fortalecimento dos sindicatos brasileiros. 

GRUPO DE TRABALHO PARA TRABALHADORES DE APLICATIVOS?

Marinho anunciou a criação do GT, que tem como objetivo valorizar e assegurar os trabalhadores de aplicativos, após críticas da longa jornada e a falta de direitos regulamentados para essa classe. 

"Nós acompanhamos a angústia dos trabalhadores de aplicativos, que muitas vezes têm que trabalhar 14h, 16h por dia para poder levar pão e leite para casa. Isso, no meu conceito de trabalho, beira o trabalho escravo", disse Marinho durante a reunião.

A intenção é a proteção social dos trabalhadores, principalmente em questões como acidente, morte e previdência, afirmou o ministro. 

Também na quinta-feira (19), em Brasília, está prevista uma outra reunião das centrais com Marinho, que devem participar representantes do Conselho Nacional dos Sindicatos de Motoentregadores.

Comentários