A camisa guayabera é um tipo de vestimenta, cuja origem é controversa, mas sua história guarda relação com países da América Latina.
AO VIVO NE10PLAY
Considerada uma peça icônica, o traje compõe tradições que têm um grande significado nacional, regional e cultural para diversas nações.
Tanto é que a camisa guayabera já rendeu uma exposição em 2012 chamada de “The Guayabera: A Shirt’s Story” no museu de História de Miami, nos Estados Unidos.
ORIGEM DA CAMISA GUAYBAERA
A história da vestimenta se perdeu no tempo. Por isso, oficialmente, ninguém sabe ao certo como surgiu a camisa guayabera. No entanto, grande parte dos historiadores concordam que sua origem foi em Cuba.
Alguns cubanos acreditam que a camisa guayabera tenha surgido na ilha por volta do ano 1700, quando famílias de imigrantes confeccionavam camisas leves, com muitos bolsos, onde podiam colocar charutos.
Outros afirmam que o rio Yayabo pode ter inspirado o nome da camisa, apesar de alguns dizerem que ela foi desenhada para que se guardasse goiaba [guava, em espanhol] em seus muitos bolsos — daí o nome.
Com o tempo, a camisa guayabera se tornou símbolo de resistência pelos defensores da independência. Em 2007, foi inaugurado no país um museu exclusivamente dedicado à roupa.
Há ainda alguns pesquisadores que defendem que o traje surgiu nas Filipinas como uma versão chamada de Barong Tagalog, que é considerado o traje nacional do país.
Uma camisa leve, muitas vezes de tecido simples e bordada, esses estudiosos sugerem que o barong chegou a Cuba através do México.
Desta maneira, a camisa guayabera não tem qualquer significado de autoritarismo ou repressão.
CAMISA GUAYBAERA É TRAJE OFICIAL DE CUBA
Os cubanos, no entanto, são categóricos ao afirmar que a origem do vestuário é caribenha.
Embalado por este sentimento nacionalista, em 2010, uma resolução do Ministério de Relações Exteriores de Cuba, transformada em lei, tornou a camisa guayabera como a vestimenta oficial cubana, e determina que seja usada por todos os representantes do governo em funções do Estado.
"A guayabera tem sido parte da história de nosso país por muito tempo, e constitui uma das mais autênticas e legítimas expressões do cubanismo", diz a resolução.
Segundo a lei, autoridades do sexo masculino devem vestir camisas guayaberas brancas e de manga longa em eventos do governo; as mulheres podem variar as cores e o estilo.