Confere aí

É falso que PT pagou pessoas de PE e RN para irem ao ato de Lula

Empresa de ônibus contratada informou que militantes eram da Paraíba

Adelmo Lucena
Adelmo Lucena
Publicado em 05/09/2022 às 13:57
RICARDO STUCKERT/Confere aí
PT e empresa de ônibus negaram que participantes vieram de outros Estados FOTO: RICARDO STUCKERT/Confere aí
Leitura:

 

Uma postagem feita no Twitter acusa o PT (Partido dos Trabalhadores) de ter usado o Fundo Partidário para levar pessoas de Pernambuco e do Rio Grande do Norte para a convenção do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva em Campina Grande (PB).

O autor do post ainda afirma que o partido pagou R$ 30,00 e deu lanche para os militantes. A publicação é acompanhada de uma gravação de 45 segundos mostrando dois ônibus chegando em um posto de gasolina.

Onde foi publicado e alcance

A publicação foi feita no Twitter pela conta "@eduardoalbu56" no dia 3 de agosto e soma 1.453 visualizações, 55 curtidas e 40 retweets.

Como verificamos

Para checar a veracidade do vídeo, foram analisados os elementos presentes na gravação. Foi possível identificar qual empresa de turismo estava transportando as pessoas.

Em seguida, foi feita uma ligação para saber se houve a contratação para levar os militantes de Pernambuco ou do Rio Grande do Norte até o ato de Lula. A assessoria do Parque do Povo não retornou o contato feito pelo JC.

O JC também entrou em contato com o PT da Paraíba para esclarecer sobre as acusações.

O que diz o autor da publicação

O Confere.ai fez tentativas de contato com o autor da publicação através do Twitter, que afirmou que recebeu o vídeo pelo Whatsapp e apenas repostou. O responsável pela gravação não foi identificado.

Conclusão

Para o confere.ai, falso é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade. 

Após a investigação, pode-se concluir que a postagem do perfil “@eduardoalbu56” contém informações falsas. Apesar de alguns partidos arcarem com os custos de pessoas que se disponibilizam a ir em atos políticos, não foi confirmado que aconteceu o mesmo com o caso analisado.

Além disso, o responsável pela empresa Arnaldo Turismo negou que tenha sido pago por algum partido para levar pessoas de outros Estados.

Checagem

 

RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Ex-presidente Lula durante passagem por Pernambuco - RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO

Uma publicação feita no dia 3 de agosto através do Twitter pela conta “@eduardoalb56” afirma que o PT teria pago pessoas de Pernambuco e do Rio Grande do Norte por meio do Fundo Partidário para comparecerem ao ato político de Lula em Campina Grande (PB).

De acordo com o post, o partido teria oferecido a quantia de R$ 30,00 e um lanche para os envolvidos e mesmo assim o evento não teria lotado.

O autor não escreveu de onde retirou a informação de que as pessoas seriam de outros Estados. Além disso, no vídeo compartilhado, o responsável pela gravação diz que os passageiros seriam de João Pessoa enquanto pergunta sobre o valor que os militantes teriam recebido. Porém, as pessoas não respondem de forma clara e fazem o símbolo da letra "L" com as mãos. Mesmo sem confirmação, o autor do vídeo insiste em falar sobre a quantia.

O JC entrou em contato com o Arnaldo Oliveira, dono da empresa Arnaldo Turismo, e foi informado que os veículos levaram apenas pessoas de cidades da Paraíba e que a empresa não atua fora do estado. Ainda de acordo com Arnaldo, a contratação foi feita pelos viajantes e não por um partido.

De acordo com o PT da Paraíba, não foram contratadas frotas de ônibus e o partido não arcou com os custos das pessoas de outros municípios que foram à convenção. 

Sobre Fundo Partidário

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Fundo Partidário tem como finalidade custear as despesas do dia a dia das legendas, entre elas, aluguéis, contas de água e luz, passagens e salários dos funcionários.

Após a minirreforma eleitoral de 2019, este fundo também pode se destinado à contratação de advogados e contadores, compra de passagens aéreas para não filiados e impulsionamento de conteúdos para Internet.

Os valores que formam o Fundo Partidário são advindos de dotações orçamentárias da União, multas eleitorais e doações de pessoas físicas.

Lula em Campina Grande

Lula esteve em Campina Grande no dia 2 de agosto para cumprir uma agenda política. Às 11h, ele reuniu-se com líderes religiosos no Hotel Garden, posteriormente foi para o ato “Vamos Juntos pelo Brasil e pela Paraíba” no Parque do Povo, localizado no centro da cidade.

Segundo informações da Revista Fórum, o evento reuniu cerca de 25 mil participantes, a concentração teve início às 14h e o credenciamento às 15h, mas Lula fez seu discurso apenas no começo da noite.

Antes de entrar, as pessoas passaram por uma revista e precisaram se organizar em filas. As imagens aéreas publicadas pelo perfil “@eduardoalb56” mostram o momento em que as pessoas se posicionam e adentram aos poucos no espaço. Também é possível ver ônibus estacionados do lado de fora do Parque do Povo.

Os vídeos e fotos mostrando o local do evento com poucas pessoas foram feitos na parte do dia e mostram a chegada dos participantes.

RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Ex-presidente Lula durante passagem por Pernambuco - FOTO:RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
RICARDO STUCKERT
SÃO PAULO Ex-presidente desmarcou a agenda em fábrica - FOTO:RICARDO STUCKERT

Mais lidas