Perigo

Foguete de 20 toneladas pode pode cair em área habitada nos próximos dias

Detritos do foguete tem previsão de fazer pouso descontrolado

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 29/07/2022 às 13:10
Noticia
Hou Yu/ China News Service
Foguete chinês de 20 toneladas tem risco de queda em lugar habitável FOTO: Hou Yu/ China News Service
Leitura:

Detritos de um foguete chinês está caindo de volta à Terra sem controle. Atualmente, o foguete está orbitando o planeta em uma rota irregular e em rápida descida.

O foguete Long March 5B de 23 toneladas que transportava o módulo de laboratório Wentian decolou da ilha de Hainan no último domingo (24) e atracou com sucesso no posto orbital da China na segunda-feira. 

No entanto, ele começou a perder altitude e não é possível saber onde o foguete irá cair e quais áreas irão ser atingidas. 

FOGUETE CHINÊS DESCE DESCONTROLADAMENTE

Não é a primeira vez que China é acusada de não lidar com responsabilidade com seus detritos espaciais. Em maio de 2021, restos de detritos espaciais caíram no Oceano Índico, perto das Maldivas, e tinha chance de atingir áreas habitadas.

O mesmo aconteceu em 2020, quando um foguete passou por Los Angeles e Nova York antes de mergulhar no Oceano Atlântico, e em 2018, quando um protótipo de laboratório espacial caiu descontroladamente no Oceano Pacífico.

Em nenhum desses casos houve relatos de feridos. No caso deste ano, as chances dos detritos do foguete atingir alguma cidade e causar morte também é muito baixo.

Mesmo que o foguete caia do céu praticamente intacto, há uma boa chance de cair no oceano, que cobre 70% da superfície da Terra. No entanto, cientistas só terão uma ideia precisa de onde o propulsor pousará algumas horas após a reentrada.

Comentários

Mais lidas