
A Justiça Eleitoral irá convocar todos os mesários que vão trabalhar nas Eleições 2022 até o dia 3 de agosto.
A nomeação começou a ser feita no dia 5 de julho. Em todo Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que serão dois milhões de voluntários e convocados.
Os convocados são os eleitores que são chamados pela Justiça Eleitoral para prestarem serviços no dia da eleição. Os voluntários são aqueles que se oferecem para trabalhar.
Para as Eleições 2022, a expectativa do TSE é que os voluntários representem metade do número total de mesários. Em 2020, quando ocorreram as eleições municipais, eles representaram 42,6%.
COMO SER MESÁRIO?
Para se inscrever, os interessado deve acessar o site do TSE. Lá, é preciso selecionar o estado onde mora, clicar em "fazer sua inscrição" e informar os dados solicitados. A inscrição também pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou nos sites dos Tribunais Regionais.
Para se cadastrar é necessário informar o número do título de eleitor ou do CPF, nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais. A inscrição é permanente, ou seja, não há um prazo final para ser feita.
Podem se inscrever eleitoras e eleitores maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral.
São proibidos de se tornarem mesários parentes de candidatos, integrantes de partidos políticos, ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.
LISTA DE MESÁRIOS CONVOCADOS PARA ELEIÇÕES 2022
Quem vai trabalhar nas eleições vai receber um documento oficial da Justiça Eleitoral de forma física ou por aplicativo de mensagem e e-mail. O critério de comunicação será estabelecido por cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
ssas pessoas terão um treinamento por uma plataforma de ensino a distância ou pelo aplicativo do mesário. Segundo o TSE, alguns cartórios oferecem treinamento presencial.
No dia da eleição, os mesários e mesárias recebem auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45. Eles também têm direito a dois de folga para cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário.
A prestação de serviços nas eleições conta ainda como horas complementares em cursos universitários; e em caso de empate em concurso público pode ser um critério de desempate dependendo do edital do concurso.
DATA DAS ELEIÇÕES 2022
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
O eventual segundo turno para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro.
Comentários