Serviços

Projeto de Lei busca aumentar pagamento de motoristas de Uber e 99; entenda

PL tem o objetivo de diminuir valor devolvido para as plataformas

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 08/07/2022 às 12:31
UBER
Para dirigir o Uber Black, entretanto, existem regras ainda maiores do que as já exigidas pela plataforma FOTO: UBER
Leitura:

Um Projeto de Lei (PL) está em discussão no Senado Federal que propõe o estabelecimento de um teto para a remuneração de plataformas como Uber e 99.

A proposta é de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), e altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei nº 2012/12.587).

Saiba mais detalhes a seguir:

PROJETO DE LEI QUER DIMINUIR TAXAS DE APLICATIVOS PARA MOTORISTAS

Atualmente, os valores cobrados pelas plataformas de intermediação de transporte, Uber e 99 sendo as mais famosas, podem chegar em até 30%. Antes essas taxas eram fixas, mas agora são variáveis e dependem de uma série de fatores. A PL estabeleceria um teto de 10% para as cobranças da Uber e 99.

Isso significa que grande porcentagem da remuneração dos motoristas é voltada para o lucro dessas empresas.

O parlamentar Eduardo Braga, ao apresentar o Projeto de Lei, considera que é necessário um teto para "reequilibrar a relação econômica entre a plataforma de transporte e os motoristas colaboradores".

VEJA TAMBÉM: Nova categoria de Uber começa a operar nesta sexta

Ainda segundo o senador, essa compensação de forças é cada vez mais importante quando os custos de ser motorista estão cada vez mais altos.

"As plataformas devem receber valores que compensem os investimentos para o aprimoramento dos serviços, mas os valores repassados devem ser suficientes para os motoristas arcarem com os custos do transporte como combustíveis, manutenção do veículo, seguro e outros encargos advindos da atividade", explica ele.

Até o momento, o projeto ainda não tem relator designado.

Comentários

Mais lidas