ANITTA

ANITTA: Cantora passará por cirurgia de endometriose; entenda o caso

Anitta alerta fãs sobre endometriose e revela ter marcado cirurgia para doença crônica

Meliah Batista
Meliah Batista
Publicado em 08/07/2022 às 11:01 | Atualizado em 08/07/2022 às 11:32
Noticia
NE10
NE10 FOTO: NE10
Leitura:

Anitta, a artista brasileira mais influente da atualidade, usou seu perfil no Twitter para desabafar sobre a trajetória que percorreu até ter seu diagnóstico de endometriose e marcar sua cirurgia.

A cantora pop explicou que passou muitos anos sofrendo com dores após relações sexuais, durante o período menstrual e com cistite de repetição. Por conta disso, havia testado diversos remédios, técnicas, laser e até botox.

Em entrevista para Sabrina Sato, Anitta revelou a condição de ‘cistite de lua de mel’ e profissionais da internet relacionaram essas dores com infecção urinária, explicando a importância da higiene, água e uso de preservativo.

Anitta explicou que já seguia as orientações, mas que resolveu fazer um exame para confirmar. “NÃO TEM BACTÉRIA. Nunca teve em nenhum dos exames [...] A doutora fez na mesma hora uma ressonância em mim e estava lá. ENDOMETRIOSE”, contou no Twitter.

Dessa forma, a cantora foi diagnosticada com endometriose, doença provocada pelas células presentes no tecido que reveste o útero - o endométrio.

Tais células deveriam ser expelidas no período menstrual, mas, em pessoas com endometriose, acabam indo na direção contrária. Isto é, seguem para fora do útero, de forma que atingem os ovários ou a cavidade abdominal.

Essa mudança de trajeto pode causar sangramento e dores, além de diminuir a fertilidade e até resultar em um aborto espontâneo.

A artista alertou as mulheres a procurar mais de um médico e buscar diferentes opiniões até encontrar um diagnóstico completo.

“Esses dias fiz show dançando que nem uma pata”, tweetou comentando sobre a intensidade das dores.

Além disso, informou que quanto mais tempo o paciente passar sem realizar o tratamento necessário ou a cirurgia, mais arriscado se torna.

ANITTA CIRURGIA ENDOMETRIOSE

“Enfim... minha cirurgia tá marcada e aqui fica meu apelo por mais informações para as mulheres. Mais acesso, mais interesse geral em cuidar do corpo feminino para que a gente possa ser livre e conseguir se cuidar”, refletiu e finalizou o assunto na rede social.

Comentários

Mais lidas