Há cerca de um mês após o primeiro caso de VARÍOLA DOS MACACOS no Brasil, novos casos continham sendo registrados. Em Pernambuco, um jovem de 25 anos foi diagnosticado com a doença nessa quarta-feira (6).
A doença deixa sanitaristas em alerta, já que, até o momento, existe aumento dos casos registrados. Já identificada em ao menos 31 países, a doença contabiliza 76 casos no Brasil.
VARÍOLA DOS MACACOS SINTOMAS
Os sintomas iniciais de um paciente infectado com o vírus da Varíola dos Macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Após a febre, a pessoa desenvolve erupções na pele.
VARÍOLA DOS MACACOS TEM CURA?
A ortopoxvirosis simia, ou Varíola dos Macacos, como é popularmente conhecida, é, na maioria dos casos, uma doença que não exige tratamento. Os sintomas podem desaparecer sozinhos em duas a três semanas.
VARÍOLA DO MACACO: por que DOENÇA está colocando MUNDO em ALERTA?
VARÍOLA DOS MACACOS É FATAL?
Em geral, quem é acometido pela Varíola dos Macacos apresenta casos leves, que em alguns casos, passam desapercebidos.
A taxa de mortalidade de casos para o vírus que circula na África Ocidental é de 1%, segundo o Instituto Butantan. Outro tipo de varíola dos macacos que circula na bacia do Congo, na África Central, chegaria a 10%.
No entanto, autoridades sanitaristas enfatizam que é preciso ficar atento a infecção de grupos mais vulneráveis como crianças e bebês. A OMS já alertou que a varíola durante a gravidez pode levar a complicações como varíola congênita ou até morte do bebê.
VARÍOLA DOS MACACOS COMO SE TRANSMITE?
O vírus da Varíola dos Macacos pode ser transmitido através de contato com gotículas exaladas por um infectado (humano ou animal). Além de contato com as lesões na pele ou materiais contaminados.