PATROCINADA

Mulheres na liderança: maior varejista do país tem comitê com presença feminina recorde

Após aquisição do Grupo BIG, companhia se torna maior do seu setor no país e compõe Comitê Executivo com 33% de mulheres

JC360
JC360
Publicado em 11/07/2022 às 8:13 | Atualizado em 11/07/2022 às 8:43
Patrocinada
Nelson Toledo
Catia Porto, vice-presidente de recursos humanos do Grupo Carrefour Brasil, Maria Alicia Lima, diretora executiva de relações institucionais e comunicação corporativa, Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property, e Ana Hieaux, Diretora Executiva Jurídica e Compliance FOTO: Nelson Toledo
Leitura:

A recente aquisição do Grupo BIG pelo Grupo Carrefour Brasil vai além de um marco para o varejo brasileiro e alcança o tema da diversidade de gênero. Na história da empresa, este é o momento de maior presença de mulheres simultaneamente ocupando cargos de liderança: no atual Comitê Executivo (Comex), são delas quatro das 12 cadeiras, uma composição de 33% executivas. Marco interno e marco histórico do setor, este Comex se torna uma nova referência na escalada feminina a cargos mais altos em espaços corporativos.

O recém criado comitê reúne nomes dos dois Grupos e do mercado, com maioria de profissionais brasileiros, onde elas e eles somam conhecimento e vasta experiência, integrando um time plural. Um levantamento recente, feito pelo Estadão através dos sites das empresas que movimentam os maiores volumes financeiros do Ibovespa, aponta que, das 87 dessa lista, menos de 4% têm mulheres em postos de comando. Desta forma, o comitê de lideranças do Grupo Carrefour Brasil faz história - e embora haja muito chão pela frente, cada conquista é um passo dado em busca de equidade.

“É uma honra fazer parte desse Grupo Carrefour Brasil que está nascendo. Mais do que isso, é uma satisfação imensa ser a materialização de um atributo que está ainda mais presente nessa nova companhia: a diversidade. Um compromisso que começa com o próprio Comex, agora renovado em mais de 50% de sua formação original. E, mais, que traz em sua nova composição quatro mulheres. Ter a oportunidade de protagonizar a mudança, protagonizar ‘o novo’, junto com outras 150 mil pessoas, é um presente maravilhoso”, afirma Catia Porto, vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil, que veio do BIG.

Para o presidente da companhia, Stephane Maquaire, o novo Comex materializa a decisão de fazer uma “integração verdadeira, não apenas uma aquisição”. “Este é um momento histórico para nós, que sempre acreditamos na integração com o Grupo BIG como oportunidade de fortalecer nossa presença e diversificar nossos produtos e serviços no Brasil. Os times estiveram envolvidos em um grande esforço de preparação para que essa integração fosse bem-sucedida”, diz.

Aldridge Neto
A ampliação dos negócios do Grupo Carrefour Brasil também significa melhor presença no país - Aldridge Neto

INVESTIMENTOS

Com valor da aquisição do Grupo BIG, o Grupo Carrefour Brasil soma R$ 15 bilhões em investimento total na companhia desde 2019, um dos maiores executados pela indústria do varejo brasileiros no período. O aporte contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico brasileiro. E a compra - já aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - também representa a expansão geográfica do Grupo Carrefour Brasil em território nacional e regiões onde a companhia, até então, tinha presença limitada, como Nordeste e Sul do país, receberão novas lojas.

Com essa complementaridade, o novo gigante varejista pode expandir seus formatos tradicionais, especialmente atacado e hipermercados, além de reforçar presença em formatos ainda limitados para a companhia, como supermercados (são 99 novas lojas com bandeiras Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas são Todo Dia). Além disso, através de contrato de licenciamento com o Walmart Inc., atuará em novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club. O Grupo Carrefour Brasil verá seus 45 milhões de clientes receberem uma adição de 15 milhões novos consumidores a partir deste negócio.

NOVO GRUPO CARREFOUR BRASIL

A ampliação dos negócios também significa melhor presença no país. Um dos pontos de atenção é expandir a diversidade para toda a operação. “Fortalecemos e ampliamos nosso compromisso em todos os níveis da nossa companhia. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos orgulhosos de constar entre os primeiros colocados do mercado varejista no que se refere ao percentual de mulheres na alta gestão", destaca Catia Porto.

A nova estrutura terá, ainda, duas cadeiras transversais a toda companhia, Digital e Transformação, que trará mais agilidade e simplicidade aos processos internos, sendo responsável por acompanhar os projetos estratégicos. A cadeira de Chief Digital Officer passa a ser acompanhada como uma das linhas de frente do negócio. Nos últimos tempos, o Grupo tem investido e aumentado sua capacidade de inovação, sempre com o foco de proporcionar a melhor experiência para o consumidor.

Segundo a companhia, está no pipeline amparar toda essa integração com uma estratégia robusta de aceleração digital, para que as experiências de consumo, seja em varejo alimentar, serviço financeiro, segmento imobiliário, farmacêutico ou mesmo num posto de gasolina Carrefour, estejam conectadas e funcionem como meios de comunicação entre o Grupo e seus clientes, além de contribuir no processo interno de integração, com sistemas e canais de interação.

Com a expansão da rede, o Grupo Carrefour Brasil ganha escala, o que gera eficiências também esse cenário, dado que os custos das soluções digitais não escalam de uma forma linear com o tamanho da rede. A união do melhor do Grupo BIG com o melhor do Grupo Carrefour Brasil vai acelerar este objetivo estratégico.

Nelson Toledo
Na história da empresa, este é o momento de maior presença de mulheres simultaneamente ocupando cargos de liderança - Nelson Toledo

QUEM SÃO ELAS?

Conheça as mulheres que integram o novo Comitê Executivo do Grupo Carrefour Brasil:

Ana Hieaux: Diretora Executiva Jurídica e Compliance, cadeira que engloba jurídico, compliance, controles internos, licenciamento e auditoria interna. A executiva tem mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado como advogada por quase 15 anos em escritórios de advocacia de renome e ocupado o cargo de Diretora Jurídica Global em uma multinacional brasileira no segmento de proteína animal, de 2015 a 2018. Ana ocupava a cadeira de Diretora Jurídica no Grupo Carrefour Brasil desde de 2018.

Catia Porto: Vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil, tem 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos. Trabalhou por 8 anos na Nokia do Brasil, em nível local, regional e global. Ainda assumiu a Vice-Presidência de Recursos Humanos e Latam do UnitedHealth Group, em 2016, onde atuou junto à diretoria executiva. Entre o final de 2019 e o início de 2022, Catia esteve à frente da Vice-Presidência de Recursos Humanos do Grupo BIG.

Liliane Dutra: CEO do Carrefour Property, área imobiliária e ativos do Grupo Carrefour Brasil, possui mais de 20 anos de experiência no setor de Shopping Centers. Traz expertise em gestão, desenvolvimento imobiliário, redevelopments, expansões e revitalizações de empreendimentos. Liliane atuou como líder executiva em empresas do segmento de Real Estate, como Multiplan, BRMalls, Brookfield e Ancar Ivanhoe Shoppings Centers. Antes de assumir a cadeira no COMEX, era Diretora Executiva do Carrefour Property.

Maria Alicia Lima: Diretora executiva de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais, Maria Alicia já ocupou os cargos de vice-presidente Jurídica da Amil, General Counsel na UnitedHealth Global e diretora Jurídica, Relações Institucionais e Comunicação da Souza Cruz.

Comentários

Mais lidas