Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seCom o aumento das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife, os boatos sobre o possível rompimento das barragens Goitá, em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e Tapacurá, em São Lourenço da Mata, voltaram a surgir nas redes sociais.
No entanto, mesmo com a rápida elevação dos nível dos reservatórios hídricos, Tapacurá e Goitá não correm risco de romper. A afirmação é da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra).
Em nota, a Seinfra informou que o que pode acontecer nos reservatórios é o "vertimento" - mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento dos reservatórios. O procedimento visa eliminar o excesso de água, de forma segura, das barragens.
"Não há razão para pânico. Os reservatórios integram o Sistema de Contenção de Cheias do Rio Capibaribe, que é monitorado diariamente pela equipe técnica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Compesa", informou a Seinfra em nota.
O Sistema de Controle de Cheias da Bacia hidrográfica do Capibaribe é composto pelas barragens de Jucazinho (Surubim), Carpina (Lagoa do Carro), Tapacurá (São Lourenço da Mata) e Goitá (Paudalho).
O órgão reiterou que as informações oficiais a respeito da atuação de sistemas meteorológicos são repassadas por meio de boletins oficiais às coordenadorias de Defesas Civis Municipais e Estaduais e a toda população pernambucana.
"A orientação é que às pessoas tenham cuidado com boatos e notícias falsas que estão sendo divulgadas, principalmente, pelas redes sociais. Informações confiáveis e atualizadas sobre as chuvas e os rios estão disponibilizadas no site e nas redes sociais do Governo de Pernambuco", concluiu.