Previsão

PREVISÃO DO TEMPO NORDESTE: As chuvas vão aumentar?

Veja locais onde chuva deve ser mais forte nesta sexta e sábado segundo os meteorologistas do Inmet

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 03/06/2022 às 8:41
Noticia
Foto: Gabriela Bento/Rádio Jornal
Forte chuva na Rua da Aurora, na Boa Vista, centro do Recife FOTO: Foto: Gabriela Bento/Rádio Jornal
Leitura:

Pelo menos quatro estados do Nordeste devem ficar em alerta para fortes chuvas neste final de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o alerta de perigo devido à possibilidade das chuvas intensas. O alerta vale entre sexta-feira (3) e a manhã de sábado (4). Os temporais são esperados para o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Esse aviso vem dias após a chuva torrencial que deixou mais de 120 mortos em Pernambuco, se configurando como a maior tragédia da história do Estado.

Ainda de acordo com o instituto de meteorologia brasileiro, as precipitações podem variar entre 50 e 100 milímetros ao dia (mm/dia). Os ventos também devem ser intensos e variar de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h).

Veja também: APAC alerta para fortes chuvas em Pernambuco durante o mês de Junho

CIDADES POTENCIALMENTE ATINGIDAS 

De acordo com a Agência Brasil, as fortes chuvas devem atingir as capitais São Luís, no Maranhão, e Fortaleza, no Ceará, e as regiões "norte cearense, noroeste cearense, leste maranhense, norte maranhense, oeste potiguar, oeste maranhense, metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe, norte piauiense, sertões cearenses, central potiguar, centro-norte piauiense, agreste potiguar, leste potiguar", 

POSSÍVEIS TRANSTORNOS

A meteorologia alerta ainda que o grande volume de chuvas aumenta o "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

.

CHUVAS EM PERNAMBUCO E ALAGOAS

O alerta ocorre na sequência das chuvas que atingiram Pernambuco e Alagoas na semana passada. Ainda na manhã desta sexta-feira (3) chove muito forte no Grande Recife.

Em Pernambuco, o número de mortos já passa de 120. O total de desabrigados passa de 7 mil pessoas. Mais de 40 cidades de Pernambuco decretaram ou estão em processo de decretar situação de emergência.

Em Alagoas, o boletim da Defesa Civil estadual aponta que, até o início da tarde de ontem, 11.894 pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas nos 33 municípios que tiveram a situação de emergência decretada.

17062301

Comentários

Mais lidas