Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seUma floresta ancestral com árvores de até 40 metros de altura foi encontrada no fundo de um enorme sumidouro na região de Guangxi, área sul da China.
Os sumidouros são buracos que surgem, muitas vezes repentinamente, submergindo o que estiver pelo caminho. Eles ocorrem por meio de um processo de erosão e são bem comuns na China.
O sumidouro em questão é o maior da área, com 306 metros de altura, 150 metros de largura e 192 metros de profundidade.
Por estar escondida há muito tempo, cientistas acreditam que a floresta encontrada nessa cavidade pode conter animais e plantas que ainda não foram descobertos.
Os cientistas caminharam por horas para chegar à base do sumidouro para ver o que ele continha. Chen Lixin, que liderou a equipe da expedição, disse que, além das árvores, havia uma densa vegetação rasteira no chão que chegava até seus ombros.
“Eu não ficaria surpreso em saber que existem espécies nessas cavernas que nunca foram relatadas ou descritas pela ciência até agora”, disse ele.
A paisagem cheia de sumidouros é conhecida como paisagem cárstica, formada principalmente pela dissolução do leito rochoso pelas águas subterrâneas.
Isso significa que buracos e cavernas muito profundos são criados em toda a área. No entanto, o sumidouro no qual a floresta foi encontrada é raro, pois, por mais que seja muito profundo, é moldado para que a luz seja filtrada o suficiente, o que explica a presença das árvores gigantes.