VARÍOLA DO MACACO

VARÍOLA DO MACACO: Dois casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil são investigados; veja o que se sabe

Dois casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil são investigados; veja o que se sabe

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 30/05/2022 às 12:37
Noticia
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Dois casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil são investigados; veja o que se sabe FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
Leitura:

Nesta segunda-feira (30), o Ministério da Saúde informou que acompanha a investigação de dois casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil. As suspeitas são nos estados de Santa Catarina e Ceará.

Segundo o ministério, não há casos confirmados da doença no Brasil até o momento. As informações são da CNN Brasil.

No domingo (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um comunicado com a atualização do cenário epidemiológico da varíola do macaco no mundo. Segundo a organização, foram confirmados laboratorialmente 257 casos em 20 países considerados não endêmicos para a doença.

Cerca de 120 casos suspeitos em 23 países também foram relatados à OMS, sendo que nenhuma morte foi reportada. Os dados consideram as estimativas da OMS até o dia 26 de maio.

OMS alerta que a situação evolui rapidamente e mais casos devem ser identificados à medida que a vigilância se expande em países não endêmicos, bem como em países conhecidos como endêmicos que não relataram casos recentemente.

COMO SE TRANSMITE A VARÍOLA DO MACACO; QUAIS OS SINTOMAS DA VARÍOLA DO MACADO

A varíola dos macacos é uma infecção viral rara, semelhante à varíola humana, embora mais leve, registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo, na década de 1970. O número de casos na África Ocidental aumentou na última década.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham pelo corpo.

De acordo com autoridades de saúde espanholas, a doença não é particularmente infecciosa entre as pessoas, e a maioria dos infectados recupera-se em algumas semanas, embora casos graves tenham sido relatados.

VARÍOLA DOS MACACOS: DOENÇA ESTÁ COLOCANDO MUNDO EM ALERTA

Comentários

Mais lidas