Receita Federal

IMPOSTO DE RENDA: como saber se a declaração caiu na malha fina?

Se os dados informados à Receita Federal tiverem divergências o documento fica na malha. Saiba como identificar e corrigir

Taynã Olimpia
Taynã Olimpia
Publicado em 22/02/2022 às 22:08 | Atualizado em 20/12/2022 às 9:07
Noticia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Consulta do lote residual pode ser feita no site da Receita Federal FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

No procedimento do Imposto de Renda, as informações declaradas pelo contribuinte são cruzadas com aquelas declaradas pelas empresas, planos de saúde ou instituições financeiras, etc.

Se ocorre divergência entre as partes, a declaração cai na "Malha Fiscal do Imposto de Renda", que em linguagem popular é chamada de malha fina.

Se for detectado um erro ou divergência na declaração, ainda é possível anexar uma declaração retificadora. Porém isso deve ser feito antes do envio de uma intimação ou notificação de lançamento.

Como saber se caí na malha fina?

Acessando o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) é só seguir para o "Meu Imposto de Renda". Lá tem como verificar em qual status está a declaração que foi enviada.

Clicando em Processamento > Pendências de Malha, se o status mostrado for "com pendência", o documento está na malha.

Existem dois motivos que ocasionam divergências: erros no preenchimento da declaração e falta de informações sobre algum bem ou valores. Mas é possível corrigir, enviando uma declaração retificatória.

Comentários