Cinco livros de ficção científica para quem gostou de "Duna"

Timothée Chalamet e Rebecca Ferguson em "Duna" Foto: Divulgação

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Cinco livros de ficção científica para quem gostou de "Duna"

Lista contém obras para quem quer conhecer mais do gênero
Lívia Almeida
Publicado em 01/11/2021 às 17:00
Timothée Chalamet e Rebecca Ferguson em "Duna" Foto: Divulgação


Semanas antes da estreia de "Duna", adaptação do diretor Denis Villeneuve do primeiro volume da série de livros de Frank Herbert, a obra já se encontrava em primeiro lugar na lista dos mais vendidos nos e-commerces e livrarias do país. Também conhecida pelo termo sci-fi, a ficção científica começou a ser desenvolvida no século XIX. Como o próprio nome do gênero entrega, os componentes científicos são essenciais para o andamento da trama, que em grande parte também envolvem temas relacionados ao futuro da raça humana, ciência e tecnologia. Como acontece no próprio "Duna", muitas vezes as obras também contém grandes elementos de fantasia.

Sendo esse o primeiro encontro de muitos leitores com a ficção científica, preparamos uma lista com outros exemplares, clássicos e contemporâneos, para quem quiser conhecer mais do gênero.

O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick

Philip K. Dick mistura ficção científica e distopia para desenvolver uma trama assustadora: como seria a vida na década de 60 caso a Alemanha nazista tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial? 1962, a suástica é hasteada em Nova Iorque. A escravidão é legal, os judeus tentam sobreviver e o I Ching é tão comum quanto horóscopo. Angustiante e poderoso, essa foi a obra que estabeleceu o autor no gênero. Como muitas distopias, o elemento mais assustador da leitura é perceber quais partes dessa especulação estão presentes nos dias de hoje. O livro de Dick rendeu a série de mesmo nome, original da Amazon Prime Video. O autor também é responsável pela obra "Blade Runner", que, coincidentemente, teve sua sequência "Blade Runner 2049" também dirigida por Villeneuve. O livro também está disponível no Kindle Unlimited.

As Cavernas de Aço, de Isaac Asimov

A população da Terra cresceu de modo desenfreado. Os Mundos Siderais, antigas colônias terráqueas, há muito deixaram de se sujeitar à autoridade de seus colonizadores. Para agravar a situação, os robôs parecem estar substituindo grande parte da mão de obra humana. O investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar um crime, e para cooperar com o inquérito, os Siderais enviam um parceiro inusitado: um robô. Isaac Asimov é um dos principais nomes da ficção científica mundial e um dos autores com mais obras do gênero publicadas na história, como a clássica Trilogia da Fundação. Também disponível no Kindle Unlimited.

O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke

Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo. Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram as condições de vida. A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Também disponível no Kindle Unlimited.

Os Despossuídos, de Ursula K. Le Guin

Urras é um mundo de abundantes recursos dividido em vários estados-nação. Em meio a extremos de riqueza e pobreza, dois deles estão em guerra para estender sua influência sobre os demais. Anarres, por sua vez, é o planeta recluso e anarquista gêmeo de Urras, cuja visão utópica de seus colonizadores acabou criando uma ilusão de sociedade perfeita. Essa ilusão só é quebrada quando Shevek, um jovem físico brilhante de Anarres, descobre a Teoria da Simultaneidade, uma ideia que pode acabar com o isolamento de seu planeta e, ao mesmo tempo, avivar as guerras do planeta vizinho. A autora levanta questionamentos sobre existencialismo, poder e sistemas políticos, temas que continuam atuais, fazendo com que o livro, publicado na década de 70, se mantenha relevante até os dias de hoje.

É Assim Que Se Perde a Guerra do Tempo, de Amal El-Mohtar e Max Gladstone


Entre as cinzas de um mundo em ruínas, uma soldada encontra uma carta que diz: Queime antes de ler. E assim tem início uma correspondência improvável entre Red e Blue, duas agentes de facções rivais travando uma guerra através do tempo e espaço. O que começa como uma provocação se transforma em algo mais. El-Mohtar e Gladstone inserem romance na sua narrativa de forma espetacular, em uma obra que está destinada a se tornar um clássico.

* Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliado.

últimas
Mais Lidas