Cinema

Celebre Histórias Pretas: oito filmes com protagonismo preto para assistir no Prime Video

Conheça obras que valem a pena serem assistidas

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 17/11/2021 às 17:58 | Atualizado em 05/10/2022 às 13:01
Noticia
Divulgação
Cena do filme "Se a Rua Beale Falasse" FOTO: Divulgação
Leitura:

Com o Dia da Consciência Negra sendo comemorado em breve no dia 20 deste mês, o Prime Video fez uma seleção de histórias criadas e protagonizadas por pessoas pretas para a celebração. Para quem quer indicações do que assistir na data e até lá, fizemos uma lista com dez das obras presentes na seleção do streaming para você conhecer. Confira:

Se a Rua Beale Falasse (2018)

Tish luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento do bebê do casal. A obra é baseada no romance ilustre James Baldwin. A atriz Regina King ganhou o Globo de Ouro e Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2019 pelo seu trabalho no filme. Dirigido por Barry Jenkins, que ganhou Oscar de melhor filme por Moonlight.

Malcolm X (1992)

Cinebiografia do influente líder nacionalista negro, desde o início de sua carreira até seu ministério como membro da Nação do Islã. Sua mensagem política sobre as relações raciais mudou para sempre o papel dos Afro-americanos na sociedade americana e abalou a consciência política do país. Dirigido por Spike Lee, que ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado por Infiltrado na Klan.

Mussum (2019)

Este documentário conta a trajetória de vida e carreira de Mussum. Primeiro como vocalista do grupo Os Originais do Samba, depois no cinema e na TV como integrante do grupo humorístico Os Trapalhões. O filme revela detalhes desse artista que continua presente até hoje como ícone pop em todas as esferas.

Café com Canela (2018)


Quando Violeta e Margarida se reencontram, um processo de transformação começa na vida dessas mulheres: Margarida até então vivia isolada pela dor que sentia com a perda do filho, e Violeta tentava seguir sua vida entre os obstáculos do dia a dia e traumas do passado. A união entre as duas mulheres, marcada por visitas, faxinas e cafés com canela, é capaz de despertar novas amizades e antigos amores.

Negra Como a Noite (2021)


Ao lado dos amigos fiéis e movida por vingança, uma esperta adolescente com problemas de autoestima passa o verão encontrando sua própria confiança de forma inesperada: enfrentando vampiros que estão aterrorizando a cidade de Nova Orleans.

Selah e Os Espadas (2020)


Cinco facções governam a vida secreta do ilustre internato Haldwell. Selah Summers é a lider da facção mais poderosa entre as cinco, Os Espadas. Alternando entre charme e crueldade, ela escolhe quem quer ter por perto e quem quer manter longe, caminhando sobre a linha tênue entre ser temida ou amada. Sua dinâmica de líder começa a mudar quando ela conhece a novata Paloma e precisa considerar quem vai ficar no seu trono após sua formatura.

Samba & Jazz: Rio de Janeiro - New Orleans (2015)


Esta obra registra a semelhança de aspectos musicais e comportamentais de duas cidades: Rio de Janeiro e Nova Orleans, nos Estados Unidos. Contém entrevistas com músicos de samba e jazz e pinta um retrato de festivais populares, com depoimentos e manifestações artística de pessoas que carregam um sentimento em comum: a paixão pela música.

Akara no Fogo da Intolerância (2020)

"Akara no Fogo da Intolerância" é um documentário que evidencia e se junta à luta contra a intolerância religiosa que atinge as religiões de matriz africana no Brasil. E faz isso a partir do acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo diversas adaptações por comerciantes que desejam desvinculá-lo de suas origens religiosas.

Clique aqui para conferir todos os filmes da seleção, e conheça mais sobre o Prime Video clicando aqui

Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.

Comentários