A influência da Copa do Mundo nas vendas pode impulsionar uma emenda de Black Friday e Natal para os varejistas nos próximos meses do ano.
Com o endividamento das famílias, baixa confiança do consumidor e juros que ainda se elevam, as vendas pretendem superar esse cenário negativo com atividades promocionais e prolongamento do calendário comercial.
O plano dos varejistas focam em não ignorar as vendas da Copa do Mundo, evento sinônimo de grande lucro. As televisões são as primeiras a entrarem em promoção, tendo em vista uma procura maior pelo eletrônico.
Já na Black Friday, a expectativa é que as vendas estejam mais voltadas para a procura de smartphones, tablets e computadores, ou seja, eletrônicos utilizados no dia a dia. Enquanto que no Natal, a busca por livros e roupas aumentem significativamente.
Contudo, esse adiantamento de vendas e promoções só deverá acontecer após 30 de outubro, após os resultados das eleições presidenciais.
"O nível de confiança hoje é muito baixo, principalmente entre os mais pobres. Mas se olhar as últimas eleições, há uma confiança maior depois de definido o presidente. E vai casar bem com o período de Black Friday. Aí o cliente toma mais risco e vai para o parcelamento e consome", afirmou o Baialuna, de acordo com o Exame.
Expectativa para vendas de TV's aumenta
De acordo com a GfK, empresa de estudos de mercado, a venda estimada será de 1,5 milhão de TVs no combo Copa do Mundo e Black Friday, além da preferência dos consumidores por telas maiores (60 ou mais polegadas) registrada.
O Google e a CNC mostram que as vendas pelas TVs fazem sentido, principalmente em setembro com o aumento de 6,7% da pesquisa por smart TVs em lojas da internet, na comparação do mês de agosto e setembro.
Lojas como Americanas, Magazine Luiza, além da plataforma da Amazon também aproveitar a temporada de vendas, destacando televisores e PlayStation, que são ótimas combinações para o público torcedor.
Copa do Mundo e investimento: quais ações podem ser vantajosas?
Para quem não perde um bom momento de investimento, a proximidade da Copa do Mundo pode proporcionar um cenário positivo, uma vez que o varejo estima grandes crescimentos. Mas é importante saber onde investir.
Ações da Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), essa última que é responsável pelas Casas Bahia e Ponto, acumulam valorizações, que podem ser expresssivas para o investimento.
Além disso, empresas que são fabricantes de cervejas também são potenciais para um investimento de sucesso, como a Ambev (ABEV3), JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), pensando no hábito brasileiro do churrasco e Copa.
"Pode ser uma janela de oportunidade para esses setores, provavelmente veremos isso nos resultados das companhias do quarto trimestre e é algo a se acompanhar porque deve impactar bastante as ações relacionadas ao consumo", confirma Heitor de Nicola, sócio e assessor de renda variável da Acqua Vero Investimentos.
*Com informações do portal Exame.
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