A partir do dia 8 de fevereiro, para continuar no WhatsApp os usuários deverão permitir o compartilhamento de seus dados com o Facebook. A novidade começou a ser divulgada na quarta-feira (6) através de avisos com as mudanças nos termos de serviço e política de privacidade.
De acordo com a notificação, quem utiliza o aplicativo de mensagens será obrigado a compartilhar o número de telefone, o endereço de IP, as interações realizadas, dentre outras informações
Veja notificação:
A mudança, segundo a empresa, ocorre com a intenção de promover uma integração maior entre o WhatsApp e as outras plataformas e serviços de Mark Zuckerberg, como as redes sociais Facebook e Instagram. As informações compartilhadas poderão servir para personalizar os anúncios exibidos ao usuário, além de oferecer sugestões de amigos, grupos, páginas e demais conteúdos.
Apesar de acontecer sob a promessa de melhorar a experiência do usuário, essa atualização nos termos de serviço revelam uma mudança de postura da empresa. Em 2014, por exemplo, quando Zuckerberg comprou o WhatsApp, a empresa garantiu que a privacidade dos usuários do mensageiro seria mantida e não compartilhada com outras plataformas.
Em 2016, os dados começaram a ser compartilhados entre WhatsApp e Facebook, mas ainda assim, usuários podiam optar por não enviar as informações, o que não acontecerá nesta última atualização, sendo o compartilhamento de dados obrigatório para continuar utilizando a plataforma.