
As crianças de nosso tempo adoram se divertir assistindo a vídeos e brincando com joguinhos nos celulares dos pais e dos tios, mas é preciso cuidado. Inocentes que são, não é difícil que, por um descuido, elas acabem acessando conteúdos inadequados para a sua idade. Para que isso não aconteça é necessário muita atenção dos pais.
Primeiro, é preciso manter os mais novinhos o mais longe possível das telas. Uma pesquisa realizada pelo Hospital para Crianças Doentes da Universidade de Toronto, no Canadá, indica que quanto mais tempo conectado, maior era o risco de os bebês apresentarem atraso no desenvolvimento da fala. Mas quando a idade certa chegar e a criança puder ter acesso a um celular, é bom estar de olho.
Para isso, o YouTube desenvolveu um aplicativo que permite os pais terem total controle sobre os vídeos que os filhos assistem: o YouTubeKids, que permite os pais regular o conteúdo acessado pela criança de acordo com sua faixa etária.
O YouTubeKids pode ser baixado gratuitamente na Apple Storie e no Google Play, para celulares com sistema Android. E já com o aplicativo baixado em seu celular, é possível personalizar um perfil com o nome e a idade da criança. O conteúdo será personalizado de acordo com a faixa etária dela.
Configurações
O Aplicativo
Nele, é possível desativar a ferramenta de pesquisa dentro do aplicativo. Assim, a criança só terá acesso aos vídeos verificados pelo YoutubeKids, não podendo pesquisar por outros. Mas atenção: se, apesar desses filtros, os pais encontrarem algum conteúdo inadequado, é necessário realizar uma denúncia ao YouTube.
A página inicial do aplicativo, local ao qual a criança terá acesso, está dividida em 4 categorias: Séries, Música, Aprender e Explorar.
YouTubeKids
Com o perfil configurado para uma criança de 10 anos, em "Série" estão disponíveis episódios de desenhos como Pica-Pau, Turma da Mônica, Clube da Anittinha e de desenhos da Disney XD, como O Homem-Aranha.
Em "Música" é possível assistir a vídeos da branda infantil Palavra Cantada, trilha sonoras de filmes da disney como Frozen e vídeos do canal FitDance Kids, que ensina coreografias de músicas variadas para crianças.
Já "Aprender" estão vídeos como o da visita da Turma da Mônica a uma estufa, e lá eles aprendem a cuidar de flores. Também pode-se assistir a vídeos do canal Nerdologia, como, por exemplo, o que ensina a história do Império Inca.
Em "Explorar" a criança poderá ter acesso ao canal da MathGurl, que apresenta desafios matemáticos. Nessa categoria também é possível ver vídeos de yotuber mirins que apresentam detalhes de brinquedos disponíveis no mercado. Esse tipo de vídeo pode ser um ponto negativo para o aplicativo tendo em vista que Ministério Público investigou alguns canais por suspeitas de conter publicidade infantil, o que é proibido no País.
Por fim, é possível pensar: mas e se a criança mexer nas configurações do aplicativo? Não precisa se preocupar. Pare ter acesso às configurações é necessário fazer uso de uma senha. Assim, a criança terá sempre acesso ao conteúdo definido pelos pais.