Ilustrador acusa Netflix de plágio na animação 'Super Drags'

Drag Dragons vs. Super Drags Foto: Drag Dragons vs. Super Drags

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Ilustrador acusa Netflix de plágio na animação 'Super Drags'

Estadão Conteúdo
Publicado em 23/12/2018 às 10:56
Drag Dragons vs. Super Drags Foto: Drag Dragons vs. Super Drags


O ilustrador e desenhista Wil Vasque, de 46 anos, acusa a Netflix de plagiar um projeto seu para a criação da série "Super Drags", que estreou na plataforma no último dia 9 de novembro. Segundo Vasque, a produção copia a história de "Drag Dragons", animação criada por ele em 2010. Neste sábado, 22, a Netflix confirmou, por meio de nota, que Super Drags "não será renovada para uma segunda temporada".

Dias após o lançamento da série na Netflix, Vasque, representado pelo advogado Thiago Bueno, entrou com um processo contra a empresa de streaming e pediu indenização. Em entrevista ao portal E+, do jornal O Estado de S. Paulo, o ilustrador disse que a plataforma, a princípio, contestou a acusação sem ler seu conteúdo e o chamou de "lunático". Ele afirma que a juíza do caso pediu para que se juntassem provas visuais e aguarda uma audiência sobre a acusação.

"Eu estou me sentindo já vitorioso de certa forma, porque o fato de tirar (não ter continuidade da série) já é uma presunção de culpa", disse Vasque. O ilustrador acredita que o cancelamento, apesar da manifestação de grupos que pediam a suspensão da série, é motivado pelo processo. Sem confirmação oficial, especulava-se que Super Drags teria mais duas temporadas.

O E+ entrou em contato com a Netflix e pediu um posicionamento sobre o caso. A reportagem também questionou o motivo do cancelamento de Super Drags e se a descontinuidade teria relação com o processo movido por Vasque. Em nota, a empresa respondeu o seguinte:

"Super Drags não será renovada para uma segunda temporada na Netflix. A série não teve uma audiência tão grande quanto esperávamos. Temos muito orgulho da produção e somos muito gratos aos nossos parceiros da Combo Estúdio, aos talentos e aos fãs que apoiaram a série. Super Drags ficará no nosso serviço pelos próximos anos, espalhando o seu highlight e a sua mensagem de amizade e tolerância."

A reportagem também entrou em contato por telefone com a Combo Estúdio, produtora da série, mas não obteve resposta nem encontrou um endereço eletrônico para solicitar um posicionamento. O espaço está aberto caso a empresa queira de pronunciar.

Super Drags e Drag Dragons

Wil Vasque, que trabalhou por cinco anos como diretor de animação do site humorístico brasileiro Humortadela, conta que criou as personagens de Drag Dragons em 2010. O material foi apresentado no mesmo ano na Blue Space, casa noturna famosa pelas performances e shows de drag queens.

Em julho, o E+ entrou em contato com a Netflix para esclarecer essas notícias falsas. A plataforma garantiu aos pais e responsáveis que a série Super Drags não estará disponível para crianças.

"A Netflix oferece uma grande variedade de conteúdos para todos os gostos e preferências. Super Drags é uma série de animação para uma audiência adulta e não estará disponível na plataforma infantil", afirmou o porta-voz da empresa. A classificação indicativa recebida pela série Super Drags é para maiores de 16 anos.

últimas
Mais Lidas
Webstory