UOL - O melhor conteúdo

Neon Genesis Evangelion virá para a Netflix

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/11/2018 às 11:42
Gainax/Divulgação
Gainax/Divulgação FOTO: Gainax/Divulgação

Um dos marcos da animação japonesa, a obra-prima de Hideaki Anno Neon Genesis Evangelion estará disponível na Netflix em 2019. Lançado originalmente entre 1995 e 1996, o anime da Gainax teve 26 episódios e dois filmes, The End of Evangelion e Evangelion: Death (True)2. Todos estarão no catálogo da plataforma com exclusividade.

Me faltam palavras para elogiar e recomendar Evangelion o suficiente. É um dos meus favoritos de todos os tempos e obrigatório para todo amante da animação japonesa, uma vez que redefiniu o gênero "mecha", além de estabelecer ou fundamentar diversos perfis de personagens e histórias nos animes que viriam no futuro.

A Netflix não divulgou detalhes de como foi a negociação com os detentores dos direitos autorais de Evangelion. Desde 2007, o anime vem ganhando um remake em formato de longa-metragem, batizado de Rebuild of Evangelion. Já são três animações: Rebuild of Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone (2007), Rebuild of Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance (2008), Rebuild of Evangelion 3.0: You Can (Not) Redo (2012) e mais um quarto filme, ainda sem data.

Porém, por enquanto, só as produções originais foram anunciadas pela Netflix.

Na trama, quinze anos depois de um cataclismo mundial que matou metade da população e destruiu a fauna e a flora, a humanidade resiste ao ataque de seres alienígenas chamados "Anjos", em cidades fortificadas como Tokyo-3. O adolescente Shinji é recrutado pela organização liderada por seu pai, a Nerv, para pilotar um gigantesco mecha ciborgue chamado "Evangelion", em combate corpo a corpo com os Anjos, para evitar um novo holocausto.

Neon Genesis Evangelion foi exibido no Brasil em versão dublada inicialmente pelo (saudoso) canal a cabo Locomotion, em 1999, e posteriormente pelos canais NGT e Animax. A versão em mangá, adaptada por Yoshiyuki Sadamoto, começou a ser lançada antes da estreia do desenho, mas foi concluída só anos depois, em 2014. No Brasil, saiu pelas editoras Conrad e JBC.