Pernambuco terá Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Espaço Ciência/ Divulgação Foto:

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Pernambuco terá Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Letícia Saturnino
Publicado em 12/10/2018 às 9:59
Espaço Ciência/ Divulgação Foto:


A partir desta segunda (15), Pernambuco terá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que une instituições em todas as regiões do país, com atividades de popularização científica.

Este ano, terão como tema a “Ciência para Redução de Desigualdades”. Em Pernambuco a  SNCT é coordenada pelo Espaço Ciência, mas acontece, de forma integrada, em dezenas de municípios e instituições do estado.

Durante uma semana, milhares de atividades pretendem despertar o interesse da população pelo conhecimento científico e estimular o debate sobre o papel da Ciência na redução de desigualdades.

A abertura oficial será realizada no município de Pesqueira, Agreste pernambucano, na segunda-feira (15). Mas, já no dia 12 e 13, a cidade de Bezerros sedia o Encontro de Astronomia do Nordeste.

Em várias cidades, haverá feiras e mostras de Ciência; palestras, oficinas, minicursos e outras atividades. Três Caravanas da Ciência percorrem municípios como Pesqueira, Arcoverde, São Vicente Férrer, Timbaúba, Lagoa do Carro, Macaparana, Ipojuca, Garanhuns, Itacuruba, Macaparana, Ouricuri e Araripina.

Espaço Ciência/ Divulgação

A Caravana da Astronomia, promovida pela UFRPE, com o projeto Desvendando o Céu Austral, organizará oficinas de confecção e lançamento de foguetes, além de observação dos astros com lunetas e telescópios.

O Ciência Móvel, ação itinerante do Espaço Ciência, leva aos municípios dezenas de experimentos científicos interativos. A terceira Caravana inclui o Planetário e os Notáveis Cientistas de Pernambuco, uma ação que ajuda a popularizar o conhecimento produzido por cientistas pernambucanos.

O Espaço Ciência também produziu trinta exemplares da exposição “Ciência contra a Desigualdade”, que foram distribuídos entre polos nas várias regiões do estado.

A exposição utiliza experimentos e atividades interativas para estimular a reflexão e debate sobre temas como as desigualdades de renda, gênero e raça e o papel da Ciência neste cenário.

A organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem sendo feita durante todo o ano com a participação de várias instituições. Este ano, por exemplo, para ampliar o alcance das ações, o Espaço Ciência selecionou mais de 15 coordenadores regionais para organizarem as ações nas várias áreas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

Este processo colaborativo de organização da SNCT tem colocado Pernambuco em destaque nacionalmente há vários anos. Em 2017, por exemplo, foi o segundo estado do Brasil com maior número de atividades registradas, perdendo apenas para Minas Gerais.  Foram cadastradas quase 12 mil atividades. Significa mais de 10% de todas as atividades nacionais.

O encerramento oficial da SNCT-PE será em Macaparana, Zona da Mata. Mas, algumas ações serão realizadas posteriormente em municípios como Araripina, Ouricuri e Lajedo.

Espaço Ciência/ Divulgação

Na sede do Espaço Ciência, também haverá uma programação especial para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além das atrações permanentes e da exposição “Ciência contra a Desigualdade”, serão onze oficinas diferentes.

Mais informações no site

Leia Mais

Facebook lança tela inteligente para chamadas de vídeo

Uma em cada quatro pessoas faz uso abusivo da internet

últimas
Mais Lidas
Webstory