Donas de casa fazem sucesso como influenciadoras na internet

Foto: Reprodução / Instagram/ @rotina.mae.casa Foto: Foto: Reprodução / Instagram/ @rotina.mae.casa

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Donas de casa fazem sucesso como influenciadoras na internet

Letícia Saturnino
Publicado em 06/08/2018 às 11:22
Foto: Reprodução / Instagram/ @rotina.mae.casa Foto: Foto: Reprodução / Instagram/ @rotina.mae.casa


Por Paula Felix / Estadão Conteúdo

A casa de Adriana é impecável. A pia sem louça suja e o fogão brilhando podem ser vistos por seus quase 29 mil seguidores no Instagram, que também conferem dicas de como manter os cômodos limpos e escolher produtos de limpeza e eletrodomésticos. Adriana Ribeiro, de 36 anos, é uma dona de casa influencer.

LEIA MAIS

» Instagram lança nova plataforma de vídeo e acirra rivalidade com YouTube

» SXSW: Empresas brasileiras fecham US$ 115,9 milhões em negócios

» Filtro de vídeos na internet mobiliza pais

Ela compartilha suas experiências na rede social há pouco mais de um ano, prática que está sendo cada vez mais adotada por outras mulheres que abrem, de forma virtual, a porta de suas casas para quem quiser acompanhar suas rotinas.

Adriana resolveu criar o perfil @casa_da_adriana após assistir a um vídeo no YouTube. "Vi um mundo em que eu me encaixava, o do lar. A minha intenção não é mostrar o que tenho, porque tudo é muito simples aqui. Não estou querendo ensinar ninguém a limpar a casa, mas mostro de tudo um pouco: misturinha caseira de produtos de limpeza, receitas, eletrodomésticos que são bons."

Quando lançou a página, tinha 46 seguidores. Hoje, recebe cerca de 50 mensagens por dia. "Eu me dedico ao perfil. Sempre estou curtindo, mas tenho horário para responder directs (mensagens diretas), que é das 21 horas às 23 horas."

Ela diz já ter recebido críticas por não ter um emprego formal (durante o dia, cuida da casa, do marido e do filhos), mas que a página ajudou a mostrar que ela trabalha muito. "Sou dona de casa com muito orgulho", conta.

Adriana acredita que páginas como as dela têm sucesso por fazer com que os seguidores se identifiquem com a rotina e aprendam funções domésticas. "É uma terapia poder ver outras pessoas como você cuidando da casa." Assim como ocorre com influencers de áreas como moda e beleza, Adriana já fechou parceria com uma loja de roupas de cama.

Já a secretária escolar Ana Paula Gonçalves, de 27 anos, criou o perfil @rotina.mae.casa em 4 de junho e já tem mais de 3,2 mil seguidores. Dona de casa e digital influencer são termos usados por ela para descrever sua página, que também aceita parcerias e indica produtos. Em mais de 250 publicações, já mostrou de receita de coxinha até a rotina de mãe de uma menina de 3 meses.

"Sempre fui muito organizada. Gosto de fazer tarefas da casa, varrer, lavar louça. Cada dia faço um pouco e aprendo com as meninas que sigo." Ela diz que esse tipo de perfil também ajuda a combater o preconceito contra a função. "Quando você é dona de casa, todo mundo fala que você não faz nada. Mas é em casa que a gente mais trabalha."

E Ana Paula diz não estar sozinha. "Meu marido me ajuda. Cuida da bebê e também é bem organizado." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

últimas
Mais Lidas
Webstory