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Faça login ou cadastre-seQuantas vezes você já clicou num post no Facebook só por causa do título sensacionalista - e acabou fechando a página ou voltando para seu feed de notícias decepcionado? Essa prática, que abusa de manchetes como "você não vai acreditar nisso" ou "saiba o que fulano falou/fez" é chamada de clickbait, ou caça-clique, e serve para atrair a atenção do usuário e levá-los a clicar no link.
É uma mania que está tomando conta das redes socias (sempre fui contra e tenho verdadeiro asco), mas parece estar com os dias contados. O Facebook anunciou hoje que fará uma série de atualizações para reduzir o uso de caça-cliques para melhorar a experiência no Feed de Notícias e "diminuir o impacto da desinformação na nossa comunidade".
A rede social usará inteligência artificial para identificar frases e termos geralmente usados em manchetes 'caça-cliques', um trabalho semelhante ao que é feito para filtrar spams em e-mails.
"Percebemos que as pessoas não gostam de manchetes com tendência a reter informações ou enganar o leitor. Em vez disso, elas preferem chamadas claras e precisas. As atualizações que estamos fazendo usam a tecnologia para reduzir a presença dos 'caça-cliques', criando uma comunidade mais informada", explica Greg Marra, gerente de Produto do Facebook.
Depois de categorizar milhares de publicações como clickbait, uma equipe do Facebook reuniu um conjunto de manchetes e palavras-chave para servir como filtros iniciais para identificar títulos destinados a chamar a atenção e atrair as pessoas para clicarem em um link. As novas ferramentas serão testadas em mais uma dúzia de idiomas, incluindo o português, espanhol e francês.
Os alvos do Facebook são principalmente posts que intencionalmente escondem informações cruciais e forçam o usuário a clicar no link para saber mais (ex: “Quando ela olhou debaixo de seu sofá e viu ISSO…”) e manchetes que exageram na importância do fato noticiado tendem a fazer a história parecer algo maior do que realmente é (ex: “UAU! O chá de gengibre é o segredo da juventude eterna. Você TEM que ver isso!”).
A rede social alerta ainda que páginas que dependem de títulos caça-cliques "devem esperar que sua distribuição diminua". "Páginas devem evitar chamadas que retenham informações necessárias para oferecer o conteúdo completo de um artigo e também aquelas que exageram, com a intenção de criar expectativas enganosas. Caso a Página pare de publicar esses tipos de conteúdo, suas postagens deixarão de ser impactadas pela mudança", completa o comunicado.