Disney rompe com youtuber PewDiePie por vídeos antissemitas

PewDiePie Foto: PewDiePie

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Disney rompe com youtuber PewDiePie por vídeos antissemitas

Letícia Saturnino
Publicado em 14/02/2017 às 14:28
PewDiePie Foto: PewDiePie


Um dos estúdios do grupo Disney colocou fim a sua colaboração com o popular "youtuber" PewDiePie depois que vários de seus vídeos incluíram insultos antissemitas e referências nazistas, indicou um porta-voz ao Wall Street Journal nesta terça-feira.

O sueco de 27 anos, cujo verdadeiro nome é Felix Kjellberg, é conhecido por seus vídeos humorísticos, que são seguidos por mais de 53 milhões de pessoas em seu canal.

"Embora Felix tenha criado uma base de seguidores por ser provocador e irreverente, claramente foi muito longe neste caso e os vídeos resultantes são inadequados", afirmou ao jornal nova-iorquino uma porta-voz da Maker Studios, filial da Disney com a qual o sueco mantinha um contrato.

De acordo com o Wall Street Journal, PewDiePie, que havia assinado com a condição de uma liberdade total de criação, pagou a dois indianos para que segurassem um cartaz com a frase "Morte a todos os judeus" em um vídeo divulgado no dia 11 de janeiro.

Leia mais

PewDiePie é o primeiro usuário a passar a marcar de 10 bilhões de views no YouTube

O segredo de PewDiePie para ficar milionário no YouTube

"Estava tentando mostrar quão louco é o mundo moderno, especialmente alguns serviços disponíveis on-line", justificou o famoso youtuber em seu blog no último domingo.

No vídeo, ele faz referência ao Fiverr, um site para encontrar trabalhos temporários. "Escolhi algo que me pareceu absurdo: que as pessoas que estão no Fiverr dissessem algo por 5 dólares", explicou.

O The Wall Street Journal contabilizou nove vídeos com piadas antissemitas e referências nazistas desde agosto. Um, por exemplo, mostra um homem vestido como Jesus dizendo: "Hitler não fez absolutamente nada ruim".

"Claro que é importante dizer algo e quero deixar uma coisa clara: de nenhuma maneira apoio nenhum discurso de ódio", escreveu Kjellberg em seu blog.

"Embora não fosse minha intenção, entendo que estas piadas seja, no fim das contas, ofensivas".

AFP

últimas
Mais Lidas
Webstory