Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Golpes no WhatsApp Foto:

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Recém-lançado, recurso de chamada de vídeo no WhatsApp já é alvo de golpes

Letícia Saturnino
Publicado em 22/11/2016 às 12:55
Golpes no WhatsApp Foto:


O WhatsApp mal lançou seu recurso de chamadas em vídeo e os espertos da internet já criaram um golpe para enganar os usuários menos atentos. O que não é nenhuma novidade, já que o recurso já era alvo de golpes antes mesmo de ser lançado.

De acordo com o pessoal da empresa de cibersegurança ESET, o golpe não é novo e "trata-se de falsas campanhas para convencer aos usuários do aplicativo a se registrarem em serviços pagos não-solicitados e a realizarem o download de aplicações maliciosas".

Para atrair novas vítimas, é usada a velha e boa "engenharia social": contas infectadas compartilham mensagenscom a divulgação da nova funcionalidade, e os cibercriminosos ainda utilizam um domínio do WhatsApp no foto thumb - que linka para um domínio falso terminado com “whatsapp.com”.

Esse golpe é "primo" do golpe dos Emojis Românticos, lembra desse?

Golpes no WhatsApp

Se você entrar no link, vai parar numa página que com um botão para “Ativar Videochamadas”, que na verdade te leva a outra página, que exige que o usuário deve compartilhar o link com 5 amigos e 5 grupos para ativar o recurso - é assim que o golpe se espalha. Depois disso você vai para um calvário de links para o download de diferentes aplicações, tais como navegadores e toolbars - e assim seu smartphone fica podre.

Leia mais:

Alerta: não caia no golpe da McDonald’s no WhatsApp

“Veja quem visitou seu perfil” – Golpe do Facebook mudou e agora mira usuários do WhatsApp

Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp 

Não é pouca gente que está caindo nessa... Segundo a ESET, uma das campanhas recém-lançadas, em apenas uma hora, foi capaz de angariar quase 16 mil clicks, sendo que 10 mil deles vieram apenas do Brasil. São 10 mil vítimas em apenas uma hora.

Qual a melhor maneira de se precaver? Como sempre, bom senso. Não saia clicando em qualquer link que receber no aplicativo e não se engane com ofertas generosas e suspeitas.

Golpes no WhatsApp

últimas
Mais Lidas
Webstory