Escola Estadual Cícero Dias/NAVE abre as portas nesta quinta e recebe o público

NAVE de Portas Abertas Foto:

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Escola Estadual Cícero Dias/NAVE abre as portas nesta quinta e recebe o público

Letícia Saturnino
Publicado em 05/10/2016 às 17:09
NAVE de Portas Abertas Foto:


Uma vez por ano a Escola Técnica Estadual Cícero Dias/Núcleo Avançado em Educação (NAVE) abre suas portas para que o público possa conhecer o trabalho que é feito lá dentro junto aos estudantes de Ensino Médio. É a oportunidade de conhecer diversos projetos inovadores que poderão se transformar (quando já não são) startups em áreas como robótica, stencil, produção de vídeos, jogos e aplicativos.

Este ano, a escola – que faz parte do programa de educação do Oi Futuro, que completa 10 anos – fará o seu NAVE de Portas Abertas nesta quinta-feira (dia 6, ou “amanhã” se a sua posição no espaço-tempo for a mesma do momento da publicação dessa matéria), com visitação guiada e exposição dos projetos dos alunos.

“O objetivo das unidades Nave é experimentar novas práticas de ensino que contribuam com a qualidade da educação. O Portas Abertas é nossa oportunidade de mostrar para a comunidade como isso é feito e inspirar outros educadores a replicar nosso modelo em suas escolas”, explica a coordenadora do Oi Futuro, Mariana Cristovam.

O evento também é uma chance para pais de alunos e estudantes do Ensino Fundamental que têm interesse em estudar na Escola Técnica entrem em contato com a dinâmica das aulas. O ingresso na escola se dá anualmente, através de um teste promovido pela secretaria estadual de Educação.

A agenda do dia inclui laboratório de Lego em Ação, oficinas de stencil, foguetes caseiros e produção de vídeos curtos. A primeira palestra será sobre o Ciclo de Vida dos Jogos Móveis. “Abrimos para os alunos construírem a grade de programação, por isso temos temas bem diversos. Da mesma forma, alunos veteranos trabalharão como monitores durante o evento e conduzirão os visitantes”, conta o coordenador da Cícero Dias, Luiz Francisco de Araújo.

Para conhecer a programação completa e se inscrever para participar das atividades, basta preencher a ficha de inscrição online.

Criada pelo Oi Futuro em 2006, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias/NAVE conta com uma formação dura três anos e compreende do primeiro ao terceiro ano do ensino médio integrado ao profissionalizante. Os alunos podem optar entre os cursos de Programação de Jogos e Design de Jogos. “Optamos pelos games por sua complexidade. A construção de um jogo une competências diversas como programação, design, composição de música, construção de enredo e muitas outras”, afirma Araújo.

Os alunos do NAVE já tem mais de 25 jogos publicados em lojas digitais, contabilizando mais de 600 mil downloads e mais de 20 games selecionados para o Festival Brasileiro de Jogos Independentes (SB Games). Em 2013, a Microsoft reconheceu a unidade da escola no Recife (há uma outra Nave no Rio de Janeiro) como uma das escolas mais inovadoras do ano, ficando entre as 80 eleitas no mundo inteiro.

últimas
Mais Lidas
Webstory