Último fabricante de videocassetes anuncia fim da produção

Foto: AFP/KAZUHIRO NOGI Foto: Foto: AFP/KAZUHIRO NOGI

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Último fabricante de videocassetes anuncia fim da produção

Letícia Saturnino
Publicado em 22/07/2016 às 11:57
Foto: AFP/KAZUHIRO NOGI Foto: Foto: AFP/KAZUHIRO NOGI


(AFP)

Os videocassetes estão indo pelo mesmo caminho dos disquetes de computador, dos cartuchos stereo 8 e os rolos de filme fotográfico após o anúncio de que seu último fabricante, a japonesa Funai Electric, deixará de produzir o aparelho.

A companhia justificou sua decisão pela forte queda das vendas e deixará de fabricar no fim deste mês os videocassetes VHS em sua fábrica da China.

"Uma empresa que estava fabricando componentes para nós disse que era muito difícil continuar produzindo-os com um nível tão baixo de vendas e decidiu parar a produção, o que nos levou a tomar nossa decisão", disse nesta sexta-feira um porta-voz da companhia. A Funai chegou a vender 15 milhões de aparelhos de videocassete VHS por ano, um número que em 2015 foi de apenas 750.000.

As fitas de videocassete ainda são populares e as redes de aluguel de DVD seguem presentes nas cidades japonesas. A Sony havia abandonado, por sua vez, em 2002 a produção de gravadores Betamax e no ano passado anunciou que deixaria de fabricar as fitas deste sistema, rival do VHS, desenvolvido por outro fabricante de eletrônica japonês que acabou formando parte da JVC anos depois.

No entanto, o VHS também acabou perdendo a batalha, à medida que as fitas de vídeo foram substituídas por outros formatos digitais, como o DVD que, por fim, também está perdendo espaço para a tecnologia de transmissão em streaming.

últimas
Mais Lidas
Webstory