Electronic Sports League promoverá torneios de games no Brasil

Spike Laurie anuncia chegada da ESL no Brasil, na Campus Party - Foto: Pedro Fernandes Foto: Spike Laurie anuncia chegada da ESL no Brasil, na Campus Party - Foto: Pedro Fernandes

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Electronic Sports League promoverá torneios de games no Brasil

Letícia Saturnino
Publicado em 28/01/2016 às 9:42
Spike Laurie anuncia chegada da ESL no Brasil, na Campus Party - Foto: Pedro Fernandes Foto: Spike Laurie anuncia chegada da ESL no Brasil, na Campus Party - Foto: Pedro Fernandes


Spike Laurie anuncia chegada da ESL no Brasil, na Campus Party - Foto: Pedro Fernandes

Por Bruno Capelas (Estadão Conteúdo)

A Electronic Sports League (ESL), maior empresa de esportes eletrônicos do mundo, anunciou sua chegada ao Brasil. Durante palestra no palco principal da Campus Party Brasil, um diretor da empresa revelou os planos para iniciar a ESL Brasil Premier League, campeonato que reunirá equipes de jogadores de títulos de games populares, como League of Legends, HearthStone e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

A empresa vai realizar competições regulares no País. As primeiras partidas começam em março e, ao longo de 2016, os campeonatos distribuirão R$ 80 mil em prêmios para os participantes. "Queremos focar no talento dos jogadores e na paixão dos fãs brasileiros", disse Spike Laurie, diretor da ESL no Reino Unido, durante o evento. "O Brasil sempre esteve no nosso radar. Com a ESL Brasil Premier League, vamos colocar os primeiros tijolos para criar os atletas do amanhã."

História - Fundada em 1997, a ESL é responsável por alguns dos principais eventos de esportes eletrônicos do mundo. Com mais de 5 milhões de jogadores cadastrados e 1 milhão de times, a empresa já organizou mais de 22,5 milhões de partidas, entre eventos presenciais e online. A ESL é hoje a principal empresa de esportes eletrônicos do mundo - um mercado avaliado em 2015 em cerca de US$ 750 milhões, segundo a consultoria especializada em games Superdata.

Inicialmente administrada pelo grupo alemão Turtle Entertainment, a ESL teve 74% de suas ações vendidas ao conglomerado de mídia sueco Modern Times Group em julho de 2015, por € 78 milhões. O grupo MTG controla uma série de TVs abertas e canais pagos na Escandinávia e em países do Leste Europeu.

Ao longo de 2015, a empresa distribuiu mais de US$ 15 milhões em prêmios em todo o mundo. A empresa se destacou ao organizar o ESL One, campeonato do jogo Counter-Strike: Global Offensive. Realizado na cidade de Colônia, na Alemanha, o ESL One teve 27 milhões de espectadores pela internet e 11 mil pessoas ao vivo, com prêmio de US$ 250 mil. O torneio, que teve a participação do time brasileiro Luminosity Gaming, perdeu para os suecos da Fnatic e foi a primeira competição de esportes eletrônicos a contar com testes antidoping.

Calendário - Segundo a organização, a ESL Brasil Premier League terá disputas regulares entre as equipes e dará aos fãs brasileiros a chance de acompanhar as transmissões dos principais campeonatos da empresa em português.

Narradores, comentaristas e analistas de games deverão ser contratados para participar das transmissões da empresa, que terá um estúdio próprio em São Paulo. O calendário completo das competições será divulgado em breve, mas a ESL também quer contar com a participação de jogadores amadores. "A primeira fase do campeonato será aberta a qualquer um. Depois das qualificatórias, teremos uma temporada de partidas online e uma final no nosso estúdio", disse Laurie.

Por enquanto, as partidas devem acontecer apenas na internet e no estúdio de São Paulo. "Ainda não temos planos para fazer um evento presencial no Brasil. Nosso foco é estabelecer a Premier League", disse o executivo. No exterior, palcos como a O2 Arena, em Londres, e o Madison Square Garden, em Nova York, já receberam campeonatos da companhia.

Para Lucas Almeida, dono da organização INTZ, que tem equipes competitivas de jogos como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Battlefield, a chegada da ESL ajuda o cenário brasileiro a se diversificar e crescer, especialmente durante a crise econômica.

"Com a chegada da ESL, algumas modalidades terão torneios regulares e isso incentiva os jogadores a treinarem cada vez mais", diz Almeida. Ao todo, a INTZ tem mais de 45 jogadores profissionais em seus times - o destaque fica para a equipe campeã do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) realizado em 2015.

 

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