UOL - O melhor conteúdo

Cinco fatos e curiosidades da passagem da New Horizons por Plutão

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/07/2015 às 10:47

Foto: Divulgação/Nasa. Foto: Divulgação/Nasa.

Nesta terça-feira (14), o veículo espacial New Horizons vai fazer um voo pela órbita de Plutão (saiba como será o voo neste link). Para ajudar você a entender detalhes sobre a missão, o Portal EBC preparou uma lista de cinco fatos sobre o evento:

1 - Data marca 50 anos de exploração a Marte

O dia 14 de julho não foi escolhido à toa pela Nasa para o voo sobre Plutão. A data marca exatos 50 anos da primeira missão não-tripulada interplanetária da Agência Espacial Norte-Americana. Em 14 de julho de 1965, a sonda Mariner explorou Marte.

Concepção artística de Plutão após as primeiras informações enviadas pela New Horizons. (Divulgação). Concepção artística de Plutão após as primeiras informações enviadas pela New Horizons. (Divulgação).

2 - Viagem não vai mudar entendimento sobre Plutão ser planeta-anão

Por mais que as informações que venham de Plutão sejam úteis, uma coisa é certa: a missão da New Horizons não fará Plutão voltar a ser considerado um planeta. “O que fazia Plutão ser um planeta era justamente a falta de informações sobre o assunto. Com as informações da missão, o posto de planeta-anão deve se reforçar”, diz o professor Ivan Soares, da UnB.

Ceres é um dos maiores astros do Cinturão de Asteróides. (Divulgação). Ceres é um dos maiores astros do Cinturão de Asteróides. (Divulgação).

3 – Acompanhamento da missão só por simuladores

Dada a distância da missão e a dificuldade do envio de informações para a Terra, não haverá transmissões de imagens ao vivo da New Horizons. Acompanhar a missão só será possível por meio de um simulador no site oficial da missão (clique aqui). A página mostra eventos importantes da missão e a distância que a nave está da Terra e de Plutão.

Representação artística da sonda. (Divulgação/Nasa). Representação artística da sonda. (Divulgação/Nasa).

4 – Distância da New Horizons para Plutão será bem pequena

Os 12 mil km de distância da New Horizons para Plutão serão menores do que o raio da Terra. A título de comparação, é semelhante à distância entre São Paulo e Dubai. A distância é muito menor do que a da sonda para a Terra: 4,77 bilhões de km.

https://www.youtube.com/watch?v=aky9FFj4ybE

5 – New Horizons é o veículo espacial mais rápido do mundo

Com velocidade alcançada de 21 km por segundo (quando passou por Júpiter), a New Horizons é até o momento o veículo espacial mais rápido já criado. A velocidade da sonda possibilitou que ela chegasse à Lua em nove horas de viagem. Só para ter uma ideia, se já estivesse em aceleração e fosse de São Paulo ao Rio, a New Horizons demoraria cerca de 20 segundos para fazer a viagem. [Do Portal EBC. Imagens e Infográfico via Nasa]