Telescópio Hubble registra nova imagem de galáxia ‘solitária’

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/06/2015 às 8:08

(Foto: Divulgação/Nasa) (Foto: Divulgação/Nasa)

Embora o universo possa parecer espaçoso, a maioria das galáxias são aglutinadas em grupos e um vizinho nunca está longe. Mas esta galáxia, conhecida como NGC 6503, encontrou-se em uma posição “solitária”, retratada na borda de um pedaço estranhamente vazio de espaço. Esta nova imagem do telescópio espacial da Nasa Hubble mostra um conjunto muito rico de cores, trazendo mais detalhes em relação a registros anteriores.

Pedaços vermelhos de gás podem ser vistos espalhados pelos braços espirais, misturados com regiões azuis brilhantes que contêm estrelas recém-formadas. NGC 6503 está a cerca de 18 milhões de anos-luz de distância de nós na constelação de Draco (O Dragão), tornando-se um dos vizinhos mais próximos do nosso Grupo Local. Ela abrange cerca de 30 mil anos-luz, cerca de um terço do tamanho da Via Láctea.

A galáxia não oferece apenas a inspiração poética; também é objeto de investigação em curso. O levantamento UV do Legado Extragaláctico de Hubble (Legus, na sigla em inglês) está explorando uma amostra de galáxias próximas, incluindo NGC 6503, para estudar a forma, estrutura interna e as propriedades e comportamento de suas estrelas. [Da Agência O Globo]