Sally Ride, primeira mulher americana a ir ao espaço, ganha homenagem com Doodle


Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Sally Ride, primeira mulher americana a ir ao espaço, ganha homenagem com Doodle

Letícia Saturnino
Publicado em 26/05/2015 às 13:53


Sally Ride, a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, ganhou uma homenagem do Google com um Doogle nesta terça (26). Se estivesse viva, a astronauta faria 64 anos. Ela entrou para a história ao fazer parte da tripulação da Challenger em 18 de junho de 1983.

LEIA MAIS

Valentina Tereshkova e a história das mulheres no espaço

O ônibus espacial colocou em órbita dois satélites de comunicação na missão STS-7. Ela ainda foi ao espaço na missão STS 41-G, também com a Challenger, onde atingiu a marca de 343 horas de permanência no espaço. Se aposentou da Nasa em 1987, quando decidiu virar professora.

Nascida em 26 de maio de 1951 em Los Angeles, Sally formou-se em Física e Inglês pela Universidade de Stanford e sempre nutriu amor pelo espaço. Por sua atuação na área ganhou diversos prêmios e faz parte do Hall da Fama das Mulheres nos EUA e do Hall da Fama dos Astronautas, com diversas medalhas recebidas. Por toda sua carreira, sempre incentivou que mais mulheres entrassem para a astronomia, área ainda com baixa representatividade feminina.

Morreu em 23 de julho de 2012 por conta de complicações do câncer de pâncreas.

Foto: Divulgação/Nasa.

Apesar de ter entrado para a história e ficado famosa nos EUA, Sally Ride não foi a primeira mulher a ir ao espaço, mas a terceira. Duas astronautas soviéticas possuem o feito: Valentina Tereshkova (1963) e Svetlana Savitskaya (1982).

últimas
Mais Lidas
Webstory