Você leu {{ signinwall.data.visits }} de {{ signinwall.data.limit }} notícias.
Possui cadastro? Faça login aqui
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.
Para acessar o conteúdo, faça seu login abaixo:
Faça login ou cadastre-seEstão abertas, até 15 de março, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Estudantes dos ensinos fundamental e médio podem fazer a prova, que será realizada no dia 15 de maio.
De acordo com o astrônomo João Batista Garcia, coordenador nacional do evento, o objetivo da OBA é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”.
A olimpíada é dividida em quatro níveis – três para alunos do ensino fundamental e um para o médio. Para todos, são feitas dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica.
As medalhas são distribuídas conforme a pontuação do estudante. Os mais bem classificados representarão o Brasil em olimpíadas internacionais em 2016. Os participantes da OBA também concorrem a vagas nas Jornadas Espaciais, que ocorrem em São José dos Campos (SP) e em Natal (RN).
Em 2014, 772 257 estudantes participaram da olimpíada brasileira. Foram distribuídas cerca de 42,5 mil medalhas – 10 412 de ouro, 14 451 de prata e 17 693 de bronze. As escolas públicas e particulares que ainda não participam do evento podem se cadastrar pelo site https://www.oba.org.br ou por meio das fichas enviadas às instituições de ensino. Mais informações.