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Faça login ou cadastre-seRecife agora conta com o primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos (car sharing) do Brasil. A cerimônia de lançamento aconteceu na manhã desta segunda, na sede do Porto Digital, no Centro do Recife.
A partir desta tarde, os 20 participantes previamente cadastrados no sistema poderão utilizar os automóveis. Até março, o projeto passa por uma fase de teste, em que serão inseridos, aos poucos, novos usuários escolhidos pelo Porto Digital. Somente daqui a três meses o público em geral poderá fazer uso dos carros elétricos.
A coordenadora do Porto Mídia, Mariana Valença, é uma das usuárias escolhidas pelo Porto Digital para participar desta primeira fase. Para Mariana, o transporte será útil para levá-la do local onde estaciona o seu carro até o Porto Digital. "Todos os dias tenho que andar uns 10 a 15 minutos, mas a partir de agora vou fazer esse percurso com o carro compartilhado. Já o dirigi e achei bem confortável", declarou.
Serão três carros compartilhados, todos produzidos por uma empresa chinesa, 100% elétricos. Os veículos são automáticos, apenas com os pedais de acelerador e freio, não têm marchas e atingem uma velocidade máxima de 60 km/h. A autonomia da sua bateria é de, aproximadamente, 120 quilômetros sem uma nova recarga.
Leia mais: MundoBit testa carro elétrico do sistema de compartilhamento do Recife
Recife terá primeiro sistema de compartilhamento de carros sustentáveis do Brasil
Neste primeiro momento serão apenas três estações, sendo uma na sede do Porto Digital, outra em frente ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), ambas no Centro do Recife e, a última, em frente ao número 421 da rua do Lima, em Santo Amaro.
Quando for aberto ao público, as estações contarão com postes de alimentação, para que os usuários façam a recarga do veículo caso necessário. Até lá, as estações só contam com uma placa para "veículo compartilhado autorizado". A partir da março, outras três estações serão adicionadas, sendo elas na Prefeitura do Recife, na Casa da Cultura e na Praça do Derby.
De acordo com Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, a intenção é que o projeto siga a mesma trajetória das bicicletas compartilhadas do Porto Leve. "No começo nós só contávamos com 100 bicicletas. Hoje, com a expansão do projeto, temos 700 bikes espalhadas pela cidade. Nesta fase de testes do sistema de compartilhamento de carros nós pretendemos aperfeiçoar o sistema. Especialistas estimam que, cada veículo compartilhado nas ruas traz a redução de seis a nove automóveis individuais", explica.
O sistema custará aos usuários um valor fixo, por mês, de R$ 30. No entanto, a pessoa terá que pagar cada vez que utilizar os carros. Quem quer andar sozinho, são R$ 20 por corrida. Se o usuário oferecer carona a outros cadastrados no sistema, o valor cai para R$ 10. Se outra pessoa aceitar a carona, os usuários pagarão apenas R$ 5 por corrida cada um.
A gerente de projetos do Porto Digital, Cidinha Gouveia, ressalta que esta é uma maneira de incentivar a carona. "Queremos inserir na sociedade essa prática de dar carona, por isso as pessoas que de fato compartilham o carro com outras são 'premiadas' com a redução do valor", comentou.
Para utilizar, também é preciso que o usuário baixe o aplicativo do Porto Leve no celular. É através dele que será feito o 'aluguel' e o destravamento do carro. Quando aberto ao público, as pessoas que desejarem usar o sistema precisarão fazer um pré-cadastro presencial no Porto Digital, apresentando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um comprovante de residência e cartão de crédito.
Além do anúncio do lançamento do sistema, durante a cerimônia de apresentação do projeto, Ângelo Leite, presidente da Serttel, empresa responsável pela tecnologia utilizada no sistema de compartilhamento de carros afirmou que, se for bem sucedido, em breve o sistema será ampliado. Segundo ele, para trazer estes três veículos que serão utilizados agora, foi assinado um convênio entre o Governo, a empresa chinesa e o Porto Digital.
"Em primeiro momento temos que desenvolver, junto ao governo, políticas para facilitar a vinda deste carro para o Brasil, com a redução de taxas. Em seguida, fazer uma produção local, em que possamos trazer partes importantes do carro importadas, mas também tenhamos produção local do que é possível de ser nacionalizado", disse.
[NE10] Teste drive do carro elétrico do sistema de compartilhamento