UOL - O melhor conteúdo

Peixe abissal "Diabo Negro do Mar" foi visto por cientistas pela primeira vez

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/11/2014 às 8:59

Exemplar foi filmado a 600 metros de profundidade. (Foto: Divulgação). Exemplar foi filmado a 600 metros de profundidade. (Foto: Divulgação).

Cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterrey, na Califórnia, conseguiram filmar um exemplar do misterioso "diabo negro do mar", uma espécie de peixe abissal conhecida pelo nome científico Melanocetus johnsonii.

Segundo os pesquisadores da instituição, esta foi a primeira vez que este estranho e pequeno animal foi filmado em seu habitat natural. O peixe pode chegar a viver em uma profundidade de até 3 mil metros. O exemplar filmado é uma fêmea de 9 centímetros que se encontrava a cerca de 600 metros da profundidade no cânion submarino de Monterrey, na costa californiana.

As imagens foram gravadas por um veículo operado remotamente batizado de Don Ricketts.

O "diabo negro do mar" tem uma antena que se ilumina graças a bactérias bioluminescentes, o que o ajuda a atrair suas presas. Elas acabam atraídas para suas temidas mandíbulas, repletas de dentes afiados. As fêmeas podem medir até 20 centímetros, enquanto o macho é dez vezes menor e não pode sobreviver sozinho - ele se acopla à companheira como um parasita.

Para os que assistiram ao filme Procurando Nemo, da Disney/Pixar, este peixe é conhecido: ele aparece em uma cena perseguindo os protagonistas do desenho animado. [Da BBC]

O peixe ficou famoso por causa do desenho "Procurando Nemo". (Divulgação/Pixar). O peixe ficou famoso por causa do desenho "Procurando Nemo". (Divulgação/Pixar).